Levantamento da ABRAS abrange todos os formatos de supermercados
O Consumo nos Lares Brasileiros encerrou o primeiro semestre de 2025 com alta acumulada de 2,63%, de acordo com monitoramento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Na comparação com junho do ano passado, o crescimento foi de 2,83%. Já em relação ao mês de maio, o indicador avançou 1,07%. Todos os dados foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) e abrangem todos os formatos de supermercados.
O desempenho confirma a resiliência do consumo das famílias, mesmo diante da inflação ainda elevada no grupo de alimentos e bebidas, que acumulou alta de 3,69% no semestre — acima da inflação geral (+ 2,99%). Segundo o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, “ao longo do semestre, o consumidor pesquisou preços, trocou marcas, mas não reduziu o consumo em volume”.
Já no recorte de junho, o monitoramento identificou alterações no perfil de consumo das famílias, na comparação com junho do ano passado. Com a deflação nos preços dos alimentos, observou-se uma migração de itens de menor preço para opções intermediárias em algumas categorias. “A combinação entre a melhora do mercado de trabalho e a circulação de recursos extras na economia parece ter ampliado o espaço para escolhas menos restritivas por parte das famílias”, conclui Milan.
Para conferir todos os dados, separados por categoria, clique AQUI e confira a matéria da Abras na íntegra.
Fonte: Redação SuperHiper/Abras