Leandro Karnal e presença do presidente da Abras foram destaques do primeiro dia do evento
A solenidade de abertura da Acaps Trade Show 2025 reuniu empresários do setor supermercadista, autoridades, representantes de instituições parceiras, fornecedores e profissionais do varejo nesta terça-feira, 16, no auditório principal do Pavilhão de Carapina, na Serra. Considerado a maior feira e congresso varejista do Espírito Santo, é realizado pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) e tem como expectativa movimentar um volume de negócios superior a R$ 1 bilhão e um público visitante de mais de 22 mil pessoas em três dias (até quinta-feira).
O presidente da Acaps, João Tarcicio Falqueto, citou o orgulho em receber o público para mais uma edição da Acaps Trade Show e de fazer parte de um setor que contribui de forma direta para a economia do Estado. “O setor gera mais de 60 mil empregos diretos e 120 mil indiretos, com um faturamento anual de R$ 25 bilhões. Com muito trabalho e dedicação, representamos, defendemos e promovemos a capacitação dos profissionais do ramo supermercadista”, afirmou.
Na solenidade, o presidente da Abras, João Galassi, foi homenageado pelo compromisso e dedicação ao desenvolvimento dos supermercados de todo o Brasil. Ele recebeu uma escultura com o mapa do Espírito Santo e um carrinho de supermercado, obra assinada pela artista Ana Paula Castro.
Encerrada a cerimônia de abertura, o historiador, escritor e apresentador Leandro Karnal subiu ao palco para falar para um auditório lotado. Ele abordou o tema “Recriar, Reinventar ou Desaparecer”, compartilhando ensinamentos sobre a necessidade de acompanhar as mudanças.
“O progresso tecnológico é como uma locomotiva. Ou você acompanha ou será atropelado por ela. A sociedade sempre será dominada por pessoas que dominam a tecnologia. Mas precisamos ter em mente que o protagonismo humano nenhuma inteligência artificial pode fazer por você”, destacou o palestrante.