Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Redes sociais e formação de sucessores marcam segundo dia da Acaps Trade Show

Karol Babadeira foi uma das principais atrações e compartilhou dicas sobre redes sociais para os empreendedores

O segundo dia da Acaps Trade Show 2025 teve como uma das atrações a influencer Karol Babadeira, com a palestra “Como se tornar um influenciador do seu próprio negócio”. No auditório principal do Pavilhão de Carapina, a empresária, que integra a terceira geração da família no supermercado Royal, criado há 60 anos pelo seu avô, compartilhou ideias e estratégias para incrementar os negócios e fazer as vendas deslancharem com o apoio da internet.

A jovem contribuiu para posicionar a empresa entre as dez maiores redes de supermercados do País, saltando de um faturamento de R$ 800 milhões para R$ 1,4 bilhão. No início do trabalho nas redes sociais, tinha 300 seguidores. Hoje, seu público é formado por 1,6 milhão de seguidores.

Formada em Direito, Karol conta que aprendeu a fazer marketing dentro do supermercado. “Marketing é estratégia. Deve ser um departamento voltado para ideias, conceitos e inovações. E para o marketing digital dar certo tem que haver frequência, antecipação, organização e planejamento”, ensina.

Ela afirma que deu os primeiros passos postando material da empresa todos os dias e que o diferencial era conhecer o negócio e os produtos. “Foram dois anos sem mostrar o meu rosto. Avançamos e, hoje, 70% do nosso investimento em mídia vai para o digital. A família se tornou garota-propaganda do negócio”, disse, destacando a importância de as empresas adotarem o business influencer.

Diante do número de que o Brasil é o terceiro país que mais segue influenciadores digitais, Karol provocou os participantes com a pergunta: “Será que você não consegue fazer ou não quer fazer?”, questionou.

Ela compartilhou dicas sobre o que produzir para as redes sociais e as melhores abordagens para reels, feed e stories no Instragram. “Uma das estratégias é explorar os bastidores de uma gravação, por exemplo, antecipando o conteúdo que em breve estará disponível”.  E finalizou: “Quem faz primeiro, vira referência”.

As outras atrações do auditório principal foram a palestra “A Nova NR-1 e o impacto da saúde mental no futuro do trabalho”, ministrada pelo médico Marcos Mendanha, especialista em Medicina do Trabalho, e o painel “Conexão tecnológica: como as novas tecnologias e a inteligência artificial podem otimizar as operações no varejo”, que contou com apresentação do especialista em Automação Comercial, Renato Furtado. Ele recebeu no palco o especialista em Tecnologia para o Varejo, Gabriel Junqueira, e o especialista em Transformação Digital e Estratégica, Victor Matina.

Ciclo do Conhecimento e oficinas técnicas

A capacitação dos profissionais dos supermercados, padarias, hotéis e restaurantes recebe atenção especial na programação do evento com palestras no Ciclo do Conhecimento e um espaço exclusivo para oficinas técnicas. No Ciclo do Conhecimento, uma das palestras foi “Digitalizar para escalar: como a transformação digital pode alavancar pequenos e médios varejos”, com a coordenadora do FindesLab, Geisiane Leão. A outra foi com a instrutora de educação profissional Luciana Dalarmelina, que falou sobre “Menos risco, mais qualidade: gestão inteligente em áreas de manipulação”.

Já o empresário Marcelo Uliana, sócio do Divino Botequim, abordou o tema “Da exaustão à liberdade: como tirei meu bar do caos e hoje ajudo donos a viverem com lucro e liberdade”. Uma das orientações do palestrante, que atua há 15 anos no ramo alimentício, foi sobre a importância de controlar e acompanhar o CMV (Custo da Mercadoria Vendida) no dia a dia do negócio.

“O CMV é o coração da empresa e deve ficar entre 28% e 35%. Se o negócio fatura R$ 100 mil e o CMV está em 35%, o empresário coloca no bolso R$ 10 mil só cuidando do CMV”, alertou.

Na conversa, ele confessou ainda uma dor comum aos empresários que é a dificuldade de contratação. “Durante muitos anos realizei contratações por meio de indicações. E em todo esse tempo de mercado eu nunca tive tanta dificuldade de contratar profissionais. Mas decidi investir nas pessoas. Uma das mudanças que implantei foi o feedback um a um. O colaborador é avaliado e tem a oportunidade de avaliar o líder direto também. Todo o processo acontece com muita transparência. Como resultado, o clima melhorou”, explicou.

Finalizando as atividades do espaço, a consultora e instrutora de treinamentos Rosângela Simões, compartilhou ensinamentos sobre “Boas práticas de recrutamento e retenção em tempos de apagão de mão de obra”.

Nas oficinas técnicas, os participantes receberam dicas sobre pães de fermentação natural com o gestor e consultor técnico José Nilson Diniz e sobre como vender mais no açougue, com o consultor técnico Felipe Perrone. Fechando o dia, a oficina “Cortes de carne com desperdício zero e agregação de valor”, comandada pelo consultor Marcelo Bolinha.

Encontro para sucessores e herdeiros

Ainda no segundo dia, sucessores e herdeiros das empresas capixabas do setor participaram de um encontro exclusivo voltado para o aprendizado, a troca de experiências e a formação como futuros gestores do negócio familiar. Os participantes integram o Comitê Acaps Jovem. Criado há três anos, o Comitê conta atualmente com 102 jovens de 79 empresas do varejo capixaba.

O encontro exclusivo foi comandado por Paulo Campos, mestre em Psicologia da Educação e autor do livro “A Estreia do Líder – Os primeiros passos na trilha da liderança”. Na primeira parte, ele ministrou a palestra “O DNA da liderança” e o painel "Como impulsionar a perenidade e o sucesso nos negócios de família". Ele apresentou os elementos que compõem o DNA de um líder eficaz e como a interconexão entre esses elementos podem ajudar a construir uma liderança promissora.

Em seguida, Paulo Campos mediou painel com jovens lideranças: Karol Babadeira, que também foi palestrante no segundo dia da Acaps Trade Show; Matheus Viezzer (Supermercados Viezzer, do Rio Grande do Sul); Pedro Miranda (Supermercado BigMais, Minas Gerais); e Adibe Marques (Cimed).

 

 

Outras Notícias