Evento contou com mais de 200 exposiores de produtos, serviços e tecnologias
A 37ª edição da Acaps Trade Show foi encerrada nesta quinta-feira, 18 de setembro, alcançando as metas de negócios e de público. Durante três dias, no Pavilhão de Carapina, na Serra, o maior congresso e feira de negócios do varejo capixaba gerou um volume de negócios superior a R$ 1 bilhão e o público totalizou 22 mil visitantes, entre profissionais e empresários de supermercados, panificação, bares, hotéis, postos de combustíveis e outros segmentos.
Organizado pela Associação Capixaba de Supermercados, o evento contou com mais de 200 expositores de produtos, serviços e tecnologias e 30 palestras, oficinas e painéis, ministradas por palestrantes renomados, abordando aspectos como gestão, tecnologia, inovação e futuro. No palco do auditório principal, passaram referências como o historiador, professor e escritor Leandro Karnal, que falou sobre “Recriar, Reinventar ou Desaparecer”.
Já Karol Chokyu, mais conhecida como Karol Babadeira, a primeira influencer de supermercados do Brasil e referência em marketing digital, tratou do tema “Como se tornar um influenciador do seu próprio negócio”. Outra palestra que lotou o auditório foi “Protagonismo e Felicidade – A mudança que você faz no mundo”, com Marcos Piangers, escritor com mais de um milhão de livros vendidos sobre tecnologia, educação e paternidade.
Piangers prendeu a atenção do público presente no auditório principal no último dia do evento ao compartilhar ensinamentos de como alcançar a plenitude nos dias de hoje. Um deles é voltar a olhar para a vida como uma criança. “Os pequenos são seres entusiasmados. Eles mais agradecem do que reclamam e confiam neles mesmos. Todos nós deveríamos nos conectar novamente com a criança que um dia já fomos”, provocou. Ele disse ainda que os filhos são discípulos dos pais. “Se você quer um filho disciplinado, é você quem tem que mudar. O show está acontecendo agora e não tem ensaio. A vida pede da gente coragem”, ressaltou.
Durante a feira, o presidente da Abras, João Galassi, foi homenageado com uma escultura com o mapa do Espírito Santo e um carrinho de supermercado, como reconhecimento do seu compromisso o desenvolvimento do setor. A obra foi assinada pela artista Ana Paula Castro.
O superintendente da Acaps, Hélio Schneider, ressaltou que "a feira confirmou ser um espaço diferenciado para o fechamento de negócios e de conexão com um público qualificado e diversificado. Possibilitou atualização e aprimoramento profissional e ampliação da rede de contatos”, disse.
Ciclo do Conhecimento e oficinas
O Ciclo do Conhecimento contou com 11 encontros nos três dias, abordando temas como segurança alimentar, precificação e inteligência artificial no varejo. Já as oficinas técnicas promoveram a capacitação com oito oportunidades, com dicas práticas, entre outros, sobre padaria de sucesso, cortes de carne e aproveitamento integral de alimentos.
Rodadas de negócios
Mais uma vez, a Acaps Trade Show reservou um espaço exclusivo para o fechamento de negócios e o fortalecimento da parceria comercial entre supermercadistas e fornecedores com a realização de rodadas de negócios. Os encontros aconteceram nos dias 17 e 18 de setembro, oferecendo produtos e serviços com condições exclusivas e preços competitivos.
Segundo o superintendente da Acaps, Hélio Schneider, com a iniciativa, a entidade permite que supermercadistas e expositores tenham a oportunidade de ampliar a sua rede de contatos e de fechar negócios de forma rápida, objetiva e qualificada.
Concurso Melhor Açougueiro do ES
Em uma iniciativa inédita para valorizar os profissionais da seção de açougue, a Acaps realizou o Concurso Melhor Açougueiro do Espírito Santo, que teve o desafio prático entre os finalistas e a premiação na última quinta-feira (18/9), durante a Acaps Trade Show 2025.
Com a participação dos açougueiros de supermercados associados à Acaps, a disputa teve mais de 50 inscritos e nove finalistas. O concurso teve como vencedor Rodrigo da Silva Elias, do Supermercado Perim, de Castelo. O segundo lugar ficou com Edivaldo Furtado Ribeiro, do Supermercado Kinkas, em Aracrus, e a terceira colocação com Weverton Gonçalves Fabiano, do Supermercado Bom Pastor, de Piúma.
Troféu Estande de Ouro
A programação contou ainda com o Troféu Estande de Ouro, que tem como finalidade reconhecer os melhores estandes da Acaps Trade Show em dez categorias. A votação ficou a cargo de uma comissão formada por supermercadistas diretores da Acaps, que avaliam quesitos como ações de marketing e comunicação pré-evento, atendimento no estande, ações e experiências diferenciadas para atrair o visitante, coerência quanto às normas do regulamento do evento, entre outros.
Os vencedores foram conhecidos em uma cerimônia realizada no último dia do evento. Os representantes das empresas contempladas subiram ao palco para receber o troféu das mãos do presidente da Acaps, João Tarcício Falqueto, e do superintendente Hélio Schneider.
Confira os vencedores:
Categoria até 12 metros quadrados – Portobello e Vinícola Aurora
Categoria 13 a 18 metros quadrados – Regex Solutions
Categoria 19 a 24 metros quadrados – Pipeline
Categoria 25 a 40 metros quadrados – Bebidas Chiamulera e Fiore
Categoria 41 a 48 metros quadrados – Sol & Neve e Suinco
Categoria 49 a 68 metros quadrados – Distrimax
Categoria 69 a 90 metros quadrados – Cofril e Acimaq
Categoria 91 a 96 metros quadrados – Frisa
Categoria 97 a 144 metros quadrados – Eletrofrio Fast
Voto Popular - Marquespan