Conteúdos abordaram orientações e boas práticas para garantir a segurança alimentar
Atenta à importância da rastreabilidade para o setor supermercadista, a Acaps participou do treinamento Rastreabilidade e a Defesa do Consumidor, promovido pelo Ministério Público do Espírito Santo, no dia 18 de novembro. A coordenadora de Capacitação, Adriane Avide, representou a associação no curso que também contou com a participação de membros, servidores e estagiários do MPES, das Vigilâncias Sanitárias estadual e municipais, Secretaria de Agricultura, órgãos de defesa do consumidor e demais entidades.
A fim de garantir a efetividade da Portaria Conjunta SEAG/SESA nº 001-R de 2017 (Portaria da Rastreabilidade), os conteúdos abordados tiveram o objetivo de disseminar boas práticas e conscientizar sobre a importância da rastreabilidade na cadeia produtiva de frutas e hortaliças frescas.
A programação teve três palestras: A importância da rastreabilidade face ao previsto no Código de Defesa do Consumidor, com a promotora de Justiça do MPES, Sandra Lengruber; Atribuições dos produtores rurais e dos órgãos do Sistema SEAG para o atendimento da Portaria da Rastreabilidade, com o coordenador de Agroecologia e Produção Orgânica da SEAG, Luciano Fasolo; e Fiscalização da Rastreabilidade no Comércio, com a nutricionista da Vigilância Sanitária de Vitória, Flávia Barbosa, e da coordenadora da Vigilância Sanitária de Cariacica, Renata Brega.
Orientações
As orientações do treinamento seguiram as diretrizes da Portaria 001-R/2017 e teve como um dos destaques o papel do setor supermercadista. Os palestrantes ressaltaram que, como parte da cadeia produtiva de alimentos, cabe ao setor zelar pela qualidade e segurança alimentar, por meio do alinhamento dos processos para o cumprimento da Portaria da Rastreabilidade, sendo importante também a gestão de fornecedores e armazenamento das notas fiscais.
Para apoiar as empresas, a cartilha Orientações sobre Rastreabilidade traz uma série de informações úteis para aplicação no dia a dia dos supermercados. Além da cartilha, há outros materiais sobre o tema disponíveis no site da Acaps, na área restrita para associados (Menu Exclusivo/Arquivos/Rastreabilidade).
Para acessar os conteúdos, clique AQUI.