Desempenho reflete um mercado de trabalho mais aquecido, com redução gradual da taxa de desemprego
O Consumo nos Lares encerrou 2025 com alta de 3,68%, resultado muito próximo ao registrado em 2024 (3,72%), indicando a manutenção de um patamar elevado de crescimento ao longo de dois anos consecutivos, aponta o levantamento da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. O desempenho reflete um mercado de trabalho mais aquecido, com redução gradual da taxa de desemprego, avanço real da renda e inflação de alimentos mais controlada.
Para o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, esse conjunto de fatores contribuiu para um comportamento mais estável do consumo nos lares. “A renda real em alta e a acomodação dos preços dos alimentos ajudaram a reduzir oscilações e deram sustentação ao desempenho observado, sobretudo no último trimestre”, analisa.
Na leitura mensal, o consumo das famílias avançou 15,69% em dezembro na comparação com novembro, acima do resultado registrado no mesmo período de 2024 (12,81%). Na comparação interanual, o crescimento foi de 9,52%, também superior ao de dezembro do ano anterior (7,23%).
Segundo Milan, o resultado é consistente com o efeito sazonal típico do período. “O desempenho reflete a maior circulação de recursos na economia em dezembro, impulsionada pelo pagamento do 13º salário. Esse movimento contribuiu para uma aceleração mais concentrada na reta final do ano, sem alterar o comportamento do consumo no acumulado de 2025”, conclui.
Os dados são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e contemplam o desempenho de todos os formatos de supermercados.
Fonte: Redação SuperHiper