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5 tendências para o varejo nos próximos anos

A ideia é compreender o que moverá o mercado e os consumidores e adaptar para o setor supermercadista

 

O comportamento dos consumidores tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, impulsionado pela tecnologia e inovações e, também, impactado pela pandemia de Covid-19. Assim, é válido afirmar que a internet será a principal alavanca das tendências abordadas, até porque a criação de novas startups aumentou 17,85% de 2021 para 2022. Destas novas empresas, 10,2% lidam com comunicação e relacionamento com clientes; 7,8% são de criação e personalização de e-commerce; 6,7% de gerenciamento de lojas e 6,2% ofertam novos meios de pagamentos. E não para por aí.

 

Confira, então, as 5 principais tendências do setor varejista para os próximos anos.

 

1) Hiper personalização

 

Os consumidores têm demandado soluções cada vez mais personalizadas, que atendam especificamente às suas necessidades. “É preciso acompanhar toda a jornada de compra do cliente para conseguir oferecer a ele uma experiência diferenciada e que o encante. A hiper personalização já não é mais um diferencial, mas sim algo obrigatório para os varejistas e deve se fortalecer ainda mais nos próximos anos”, analisa Mateus Magno, CEO da Samba Digital.

 

2) 5G

 

A chegada de um internet mais rápida e com maior capacidade de análise de dados, vai ampliar o uso de Inteligência Artificial e Internet das Coisas. Nesse contexto, o uso de realidade virtual, live commerce e metaverso serão mais frequentes. É hora dos executivos se atentarem às tendências e possibilidades que dão match com o seu público-alvo, afinal o 5G traz benefícios para todos”, pondera Jefferson Araújo, CEO da Showkase.

 

3) Figital

 

A integração da loja e do atendimento físico com o digital já é uma realidade que promete alavancar as vendas, principalmente entre as empresas que dominam esse relacionamento híbrido.
“O famoso “compre na internet e retire na loja” seguirá em destaque, garantindo o menor preço e a rapidez para ter o produto em mãos. Por isso, a integração das lojas físicas e on-line será essencial nos próximos anos”, afirma Tomás Duarte, co-fundador e CEO da Track.co.

 

4) Novos meios de pagamentos

 

Os meios de pagamento estão cada vez mais inovadores, impactando diretamente na experiência de compra dos clientes. O cashback é um dos destaques porque ajuda a fidelizar os consumidores ao oferecer dinheiro de volta para uma compra futura.
“É uma ótima forma de fidelizar clientes e fazer com que eles retornem e comprem novamente no estabelecimento por conta deste benefício oferecido. Com esse tipo de sistema, as lojas podem oferecer uma porcentagem do valor para todos os produtos ou limitar o benefício a apenas alguns”, afirma Maria Cristina Kopacek, Co-fundadora da Idez.

 

5) Gestão colaborativa

 

Um dos principais desafios dos varejistas é manter uma gestão segura para as lojas e filiais, já que existem despesas e gastos do dia a dia que não podem ser previstos. Nessas situações, muitos gestores optam por realizar a sangria de caixa para pagar pelas despesas operacionais. Porém, essa prática pode ser prejudicial para a empresa, já que não é incomum que ocorram as quebras de caixa negativas. Por isso gestores têm buscado soluções tecnológicas que possam solucionar as questões de pagamentos e gestão de despesas de maneira desburocratizada e permanente. “O cartão empresarial é um grande aliado para essas questões, já que é possível designar uma unidade para cada loja, controlar os limites de gastos de cada cartão e monitorar as despesas de toda a rede de lojas em tempo real por meio de dashboards, dando mais liberdade e confiança para todos s envolvidos. Assim, é possível abandonar processos desatualizados que consomem muito tempo e até quebras de caixa”, finaliza Thiago Campaz, CEO do VExpenses.

 

Com informações do Jornal da Tribuna

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