Rede Pague Menos inaugura Central de Panificação em Nova Odessa (SP)
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A ideia é compreender o que moverá o mercado e os consumidores e adaptar para o setor supermercadista
O comportamento dos consumidores tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, impulsionado pela tecnologia e inovações e, também, impactado pela pandemia de Covid-19. Assim, é válido afirmar que a internet será a principal alavanca das tendências abordadas, até porque a criação de novas startups aumentou 17,85% de 2021 para 2022. Destas novas empresas, 10,2% lidam com comunicação e relacionamento com clientes; 7,8% são de criação e personalização de e-commerce; 6,7% de gerenciamento de lojas e 6,2% ofertam novos meios de pagamentos. E não para por aí.
Confira, então, as 5 principais tendências do setor varejista para os próximos anos.
Os consumidores têm demandado soluções cada vez mais personalizadas, que atendam especificamente às suas necessidades. “É preciso acompanhar toda a jornada de compra do cliente para conseguir oferecer a ele uma experiência diferenciada e que o encante. A hiper personalização já não é mais um diferencial, mas sim algo obrigatório para os varejistas e deve se fortalecer ainda mais nos próximos anos”, analisa Mateus Magno, CEO da Samba Digital.
A chegada de um internet mais rápida e com maior capacidade de análise de dados, vai ampliar o uso de Inteligência Artificial e Internet das Coisas. Nesse contexto, o uso de realidade virtual, live commerce e metaverso serão mais frequentes. É hora dos executivos se atentarem às tendências e possibilidades que dão match com o seu público-alvo, afinal o 5G traz benefícios para todos”, pondera Jefferson Araújo, CEO da Showkase.
A integração da loja e do atendimento físico com o digital já é uma realidade que promete alavancar as vendas, principalmente entre as empresas que dominam esse relacionamento híbrido.
“O famoso “compre na internet e retire na loja” seguirá em destaque, garantindo o menor preço e a rapidez para ter o produto em mãos. Por isso, a integração das lojas físicas e on-line será essencial nos próximos anos”, afirma Tomás Duarte, co-fundador e CEO da Track.co.
Os meios de pagamento estão cada vez mais inovadores, impactando diretamente na experiência de compra dos clientes. O cashback é um dos destaques porque ajuda a fidelizar os consumidores ao oferecer dinheiro de volta para uma compra futura.
“É uma ótima forma de fidelizar clientes e fazer com que eles retornem e comprem novamente no estabelecimento por conta deste benefício oferecido. Com esse tipo de sistema, as lojas podem oferecer uma porcentagem do valor para todos os produtos ou limitar o benefício a apenas alguns”, afirma Maria Cristina Kopacek, Co-fundadora da Idez.
Um dos principais desafios dos varejistas é manter uma gestão segura para as lojas e filiais, já que existem despesas e gastos do dia a dia que não podem ser previstos. Nessas situações, muitos gestores optam por realizar a sangria de caixa para pagar pelas despesas operacionais. Porém, essa prática pode ser prejudicial para a empresa, já que não é incomum que ocorram as quebras de caixa negativas. Por isso gestores têm buscado soluções tecnológicas que possam solucionar as questões de pagamentos e gestão de despesas de maneira desburocratizada e permanente. “O cartão empresarial é um grande aliado para essas questões, já que é possível designar uma unidade para cada loja, controlar os limites de gastos de cada cartão e monitorar as despesas de toda a rede de lojas em tempo real por meio de dashboards, dando mais liberdade e confiança para todos s envolvidos. Assim, é possível abandonar processos desatualizados que consomem muito tempo e até quebras de caixa”, finaliza Thiago Campaz, CEO do VExpenses.
Com informações do Jornal da Tribuna