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Tecnologia melhora a experiência dos clientes

Com checkouts inteligentes, os supermercados evitam filas – ainda mais comuns no final do ano – e garantem a satisfação dos consumidores

 

A concentração de clientes aumenta nos supermercados com a chegada do final de ano, o que leva as redes a buscarem estratégias e alternativas para melhorar a experiência desses consumidores. Assim, é necessário criar estratégias que evitem ou diminuam o risco do abandonando o das compras. Uma das soluções mais eficientes nesse sentido é a opção por caixas inteligentes (ou self-checkouts) e outras tecnologias que propiciem o autoatendimento.

 

Apesar de não ser uma tecnologia nova, o self-checkout ainda dá os primeiros passos nos Brasil. Um dos principais benefícios da tecnologia para os supermercados é a redução de custos operacionais, já que não requer um operador. Mas, os principais beneficiados são justamente os clientes, que ficam no controle da experiência de compra na loja física.

 

Vale lembrar que, em 2020, 29% das transações de varejistas de alimentos já foram processadas por meio de caixas de autoatendimento, que contribuem muito com a experiência do consumidor na loja física. Os recursos tecnológicos também são bem vindos pelos consumidores mais jovens, que transferem a vivência das compras digitais para os ambientes físicos, e preferem lidar com tecnologias do que com humanos.

 

Outra vantagem de contar com um sistema de self-checkout está relacionada com o espaço físico das lojas. As máquinas são menores e ocupam menos área quando comparadas a um caixa convencional. Com isso, é possível otimizar os locais usados com mais expositores ou checkouts adicionais.

 

O GPA, por exemplo, já possui 800 caixas de autoatendimento divididos em suas unidades. O grupo definiu dois modelos de self-checkout produzidos pela Perto para suas redes. O primeiro modelo foi destinado para as lojas maiores, como Pão de Açúcar e Mercado Extra. O segundo modelo é uma versão mais compacta, para lojas de proximidade, como Minuto Pão de Açúcar.

 

A Rede Savegnago de Supermercados optou pelo uso de carrinhos inteligentes na unidade de Piracicaba. O modelo conta com tecnologia que registra o item colocado no carrinho e serviço de pagamento acoplado. Assim, o consumidor tem controle da compra do começo ao fim, sem necessitar de contato com profissionais e, muito menos, ficar na fila.

 

self-checkout é uma inovação que veio para ficar e facilitar o dia a dia da operação, proporcionando aos clientes a experiência que eles desejam, com menos ruídos.

 

Redação SuperHiper

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