Rede Pague Menos inaugura Central de Panificação em Nova Odessa (SP)
A ...
Por Renato Müller
Um estudo realizado no mercado americano pela Insider Intelligence mostra que quase 30% dos consumidores fazem compras online de supermercado mais de uma vez por mês – e esse percentual vem crescendo, afetando significativamente as vendas de alimentos online e nas lojas físicas.
Segundo o estudo, mesmo os clientes que compram online com mais frequência continuam usando as lojas físicas em paralelo ao digital. A grande diferença é que eles passam a deixar de comprar determinadas categorias nas lojas, o que, em larga escala, pode alterar os estoques dos PDVs, a logística e os processos de compra de produtos.
O que parece claro é que as lojas físicas continuarão sendo muito demandadas para a compra de produtos perecíveis. Segundo a Insider Intelligence, mais de 80% dos clientes digitais compraram leite, ovos ou queijo em lojas físicas, enquanto apenas 53,6% compraram esses itens pela internet. Já em categorias de não perecíveis, há um equilíbrio muito maior: em snacks, por exemplo, 68,3% compraram online e 67% também compraram nas lojas físicas. Segundo o levantamento, os clientes frequentes no digital têm menos propensão a comprar itens como comida congelada, padaria, snacks, limpeza e higiene pessoal nas lojas físicas.
Redação SuperHiper