Notícias mercado

Compartilhe nas redes sociais:

Dia Nacional dos Supermercados: a potência do setor para a economia do país

O dia 12 de novembro é o Dia Nacional dos Supermercados e o sócio fundador do Covabra Supermercados mostra em seu artigo a relevância do setor

 

Por Dioner Carlos dos Santos, diretor-geral e sócio fundador do Covabra Supermercados

Em 2022, o setor supermercadista fechou o ano com crescimento, alcançando um faturamento de R$ 695,7 bilhões, considerando todos os seus formatos (supermercado, hipermercado, atacarejo, mercado de vizinhança e e-commerce). O resultado mostra a relevância do setor do ponto de vista social e econômico, agregando benefícios para as comunidades nas quais está inserido.

 

O varejo, como conhecemos hoje, com serviços de autoatendimento em que o cliente entra e escolhe seus produtos, teve início nos anos 50. Antes, existiam apenas os armazéns de secos e molhados. Essa evolução na forma de servir trouxe para o consumidor um alívio em seu orçamento, garantindo o acesso a produtos de melhor qualidade, principalmente quando falamos de perecíveis, por um preço mais competitivo. No Covabra Supermercados, entendemos que levar bem-estar para o cliente é um diferencial. E, nessa busca, incluímos também a preocupação com a excelência no atendimento que oferecemos e a qualidade de cada produto que disponibilizamos.

 

A questão social também está diretamente ligada ao setor, com destaque para as redes mais consolidadas, que atuam como um importante ponto de suporte para a comunidade a partir do apoio e da promoção de ações sociais, esportivas e culturais. Em nossa rede, temos diferentes iniciativas, mas duas merecem destaque.

 

A primeira é o Aniversário do Bem, que está em sua terceira edição. Aproveitamos o nosso aniversário não apenas para oferecer descontos e prêmios para os clientes, mas também para dar destaque para entidades sociais que atuam em cada uma das 11 cidades do interior paulista onde estamos presentes. É gratificante ouvir o depoimento de clientes e das próprias entidades sobre os resultados positivos dessa ação, seja pela doação de parte das compras feitas no Covabra ou pela exposição gerada, fazendo da rede uma propagadora do trabalho das instituições.

 

A outra ação, mais recente, leva o bem-estar para a causa animal. Neste ano, idealizamos uma iniciativa que agregou a doação de ração e produtos pets ao serviço de adoção por meio de eventos, nos quais ONGs locais puderam mostrar seu trabalho e proporcionar a adoção de animais resgatados. Por ser um local com fluxo intenso de pessoas, é fundamental que os supermercados entendam sua responsabilidade social (algo que muitos já fazem), promovendo iniciativas que levem esse retorno à comunidade que os acolhe.

 

Precisamos destacar ainda o número de empregos gerados quando um supermercado abre as suas portas, em especial para jovens que ainda não possuem formação específica, sendo uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Somente no Covabra Supermercados, são 3,4 mil empregos diretos distribuídos nas 19 lojas, localizadas em 11 cidades do interior paulista, mais o Centro de Distribuição, em Sumaré. E o setor supermercadista, inclusive a nossa rede, segue em expansão, sendo um dos maiores geradores de empregos do país. Em 2022, o varejo alimentar registrou 3,2 milhões de colaboradores diretos e indiretos, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

 

Para o futuro, as vendas on-line são um desafio, assim como aliar esse canal sem perder a relevância das lojas físicas. Para isso, o setor precisa entender, e já temos isso consolidado no Covabra, que o supermercado não é apenas um ponto de venda, mas um local de experiência positiva para o cliente e um ponto de encontro para a comunidade.

 

Uma forma de se destacar já é adotada, agregando ao supermercado serviços como restaurantes, lotéricas e até mesmo academias, como acontece em duas unidades do Covabra em Limeira, onde começamos nossa história. Por ser um local com estacionamento amplo e seguro, o supermercado fornece ao cliente um ambiente ideal para fazer suas compras do dia a dia e ainda aproveitar esse tipo de serviço, otimizando o espaço e a vida do consumidor, que pode resolver tudo em um só lugar.

 

O supermercado precisa também ser uma empresa com propósito, com conceitos de responsabilidade social e ambiental. Por isso, cada vez mais, é importante entender cada detalhe do que é oferecido, desde o modo de produção até a embalagem utilizada pelos fornecedores. Tudo isso impacta na sociedade, principalmente para nós que somos de um segmento que ainda é um grande gerador de resíduos. Precisamos estar atentos para cada processo de produção dos produtos que oferecemos, entregando bem-estar e qualidade do início ao fim. Com o propósito de sermos mais do que um mero ponto de abastecimento para as famílias, temos a certeza de que o nosso setor vai se manter forte na economia, sem deixar de lado a sua relevância de agregar e trazer muitos benefícios para a comunidade.

 

Redação SuperHiper

Outras Notícias