Capacitação - Catálogo

JORNADA DE TRABALHO

Aspectos legais, organização e controle de horários e escalas

Carga Horária: 04 horas
Público Alvo: Profissionais da área de Departamento Pessoal, Contabilistas, Empresários e demais interessados que buscam informações sobre rotinas de administração de pessoal.
Objetivo:

Atualizar e transmitir conhecimentos sobre como executar as rotinas do Departamento Pessoal ligadas à organização e controle dos horários e escalas de trabalho nas empresas, esclarecendo as legislações vigentes e exemplificando com boas práticas de gestão.


Conteúdo:

1- A jornada de trabalho e sua influência no custo da mão de obra

Especialidade; Sazonalidade; Urgência; Onerosidade da categoria econômica.

2- Jornada de trabalho: critérios de legalidade

Jornada normal; Jornada extraordinária (labor extraordinário, supressão de intervalos interjornada e intrajornada, horas extras in itinere, etc); Jornadas especiais - leis especiais; Jornada extraordinária superior a 2 horas; Compensação de horas - banco de horas: diferenciação

3- Convenções e acordos coletivos, escalas e jornadas especiais: legalidade

Legalidade das escalas determinadas em negociações coletivas; O poder da escala determinada em negociação coletiva x critérios da CLT que impedem determinadas jornadas.

4- Banco de horas e outras negociações coletivas sobre jornada de trabalho

Normas legais aplicáveis ao banco de horas; Funcionamento do banco de horas; Exemplos práticos; Negociações coletivas – critérios, limites, formas de negociação; Horas extras e sua prova.

5- Controle de jornada e de custos de mão de obra

Métodos de controle de jornada; Jornadas especiais: como controlar; Jornadas não controladas: seu efeito na produtividade do colaborador.


Reservar vaga