Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Importância dos perecíveis para a rentabilidade do negócio

Mais uma vez, o encontro técnico sobre gestão eficiente provocou a reflexão dos supermercadistas associados à Acaps. No quinto e último módulo da série, realizado no dia 9 de setembro, o consultor Alexandre Ribeiro, da R-Dias, abordou a rentabilidade dos setores de Frutas, Legumes e Verduras (FLV), Açougue e Padaria, apresentando rico conteúdo, com dados, números e cases, de modo a fazer com que os participantes mudassem a sua visão sobre a área de perecíveis.

Segundo o instrutor, a missão dos perecíveis no varejo é nobre, exigindo atenção e estratégia. Um dos erros normalmente cometidos, inclusive, é ter o preço como único fator a ser observado. “O preço deve ser levado em consideração, mas não pode ser a única variável. Ele deve ser colocado no seu devido lugar”, alertou.

Para Alexandre, o supermercadista precisa olhar para fora e aprender com quem está nas feiras livres, voltar às origens. “As pessoas que trabalham na feira valorizam o atendimento, a exposição dos produtos, fazem venda ativa e se preocupam com o sabor do que está sendo oferecido ao cliente. Não é só colocar o produto na gôndola”, afirmou.

A experiência de compra, de acordo com o consultor, não acaba no check out. Ela continua na casa do cliente, quando ele vai consumir o produto.  “O varejista não precisa sofisticar nada, apenas precisa surpreender”, explicou Alexandre.

Outro ponto abordado foi que, atualmente, além dos influenciadores convencionais: preço, praticidade e sabor, há outros aspectos que determinam a compra. A experiência de compra, saúde e bem-estar, rastreabilidade, segurança e impactos sociais e ambientais são quesitos que ajudam o setor de perecíveis a crescer ainda mais.

Alexandre destacou ainda um ponto polêmico: a terceirização do setor de FLV. Em sua opinião, uma área tão central quanto essa não deve ficar sob a responsabilidade de terceiros. Segundo o especialista, terceirizar pode ser uma alternativa temporária para aprender e ganhar expertise.

Para Rubens Dias do Vale, gerente do supermercado Rede Show em Jacaraípe, na Serra, os ensinamentos do palestrante foram importantes e serão muito úteis no dia a dia da loja. Ele afirmou que muitas orientações são conhecidas, mas que com a passagem dos anos acabam esquecidas e deixam de ser implantadas. “É bom ter acesso a esse tipo de conteúdo para nos trazer motivação. Quando participamos de um curso desse, voltamos para o chão de loja querendo melhorar ainda mais”, frisou Rubens.

Perdeu ou quer rever o evento?

Envie uma mensagem para capacitacao@acaps.org.br ou para o WhatsApp 27 99719-4920 solicitando o acesso à gravação, identificando-se com seu nome e empresa.

BOTÃO-NOTICIAS-SITE

Outras Notícias

?>