Capacitação é voltada para contabilistas, empresários e profissionais de Departamento Pessoal
A agenda de capacitação da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) segue sendo realizada com o objetivo de orientar, preparar e profissionalizar cada vez mais o setor. O próximo tema a ser abordado pela entidade é “Jornada de Trabalho – Aspectos legais, organização e controle de horários e escalas”, que será ministrado por Ariane Mendonça, nos dias 18 e 25 de maio, das 14h às 17h, por meio de plataforma de videoconferência.
O curso é voltado para colaboradores da área de Departamento Pessoal dos supermercados, contabilistas, empresários e demais interessados em obter conhecimento sobre as rotinas de administração de pessoal. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita pelo site da Acaps (Agenda | Acaps). Associados pagam R$ 190,00 e não associados, R$ 300,00.
Ariane Mendonça é pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho, pós-graduada em Gestão integrada eSocial, NTEP e FAP e graduada em Recursos Humanos. Ele é sócia da Ensicon Contabilidade, Consultoria e Cursos e instrutora de cursos na área trabalhista. O conteúdo do curso será dividido da seguinte forma: “A jornada de trabalho e sua influência no custo da mão de obra”, “Jornada de trabalho: critérios de legalidade”, “Convenções e acordos coletivos, escalas e jornadas especiais: legalidade”, “Banco de horas e outras negociações coletivas sobre jornada de trabalho” e “Controle de jornada e de custos de mão de obra”.
“Na reunião do Comitê RH falamos um pouco sobre os entendimentos recentes do TST (Tribunal Superior do Trabalho) em relação ao pagamento de horas extras e DSR (Descanso Semanal Remunerado). E agora teremos um curso específico em que iremos esclarecer sobre as jornadas legais e as possibilidades que as empresas possuem, incluindo horas extras frequentes e ocasionais, trabalho noturno, escalas, revezamento e trabalho no feriado, por exemplo. Iremos apresentar toda essa perspectiva de organização da jornada de trabalho, orientando as empresas não só sobre as possibilidades legais como também sobre os cuidados a serem tomados. Outro aspecto a ser considerado e que vamos orientar é com relação ao custo disso tudo e como as empresas devem se organizar financeiramente para lidarem com o impacto das horas extras e da jornada de trabalho fora do convencional”, explica Ariane Mendonça.