Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Comitê RH debate sobre Horas Extras e Treinamentos Corporativos

Encontro reuniu profissionais de Recursos Humanos das empresas associadas à Acaps no último dia 09.

O Comitê RH realizou um novo encontro virtual no dia 9 de maio, com o objetivo de debater temas focados em gestão e desenvolvimento de pessoas. Desta vez, o encontro abordou os seguintes assuntos: “Horas extras – Entendimentos jurídicos e legais”, com a instrutora e palestrante Ariane Mendonça; “Treinamentos Corporativos – como montar um bom plano de execução, conduzido por Camille Holmer, psicóloga e especialista em gestão estratégica de pessoas.

Os profissionais de Recursos Humanos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas a respeito de uma decisão recente do Tribunal Superior do Trabalho, que determinou que as horas extras frequentes também incidem sobre o cálculo do descanso semanal remunerado. A especialista em área trabalhista, Ariane Mendonça, explanou sobre o que a legislação determina, os entendimentos sobre as horas extras, as normas a respeito da remuneração e o que mudou a partir do dia 20 de março de 2023. “A partir dessa mudança, quando houver pagamento de DSR em função da realização de horas extras habituais pelo empregado, esse DSR deverá refletir sobre o pagamento de 13°, férias, aviso prévio e FGTS”, informou Ariane.

Na sequência, a psicóloga e especialista em gestão estratégica de pessoas, Camille Holmer, ressaltou o valor de um bom plano de execução para os treinamentos, destacando a importância da capacitação e qualificação dos colaboradores, inclusive das lideranças. “As redes supermercadistas que investem em treinamento têm mais qualidade no atendimento aos clientes e conseguem reter e formar talentos, desenvolvendo uma trilha de carreira dentro da empresa”, explica.

Camille também apresentou esclarecimentos sobre treinamentos corporativos, explanando sobre os temas que podem ser trabalhados, seja nos aspectos relacionados ao conhecimento técnico ou de comportamento.

Além dos temas colocados em debate, a 13ª reunião do Comitê RH contou com a apresentação da plataforma Estante Digital, criada pelo instrutor de treinamentos David Vieira. A plataforma oferta mais de 200 cursos de capacitação profissional, no formato online e com foco na experiência do varejo.

Saiba Mais

O Comitê RH é um evento exclusivo e gratuito para os profissionais da área de Recursos Humanos das empresas associadas à Acaps. Os encontros ocorrem a cada dois meses, com o objetivo de debater temas relacionados à gestão e ao desenvolvimento de pessoas, além de abordar aspectos trabalhistas pertinentes ao varejo supermercadista.

Para participar dos encontros ou ingressarem como membros do Comitê, os associados devem fazer a solicitação pelo WhatsApp da Acaps, 27 99719-4920, ou pelo e-mail capacitacao2@acaps.org.br

 

Outras Notícias