Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Quase metade das empresas familiares são comandadas por herdeiros de 2ª e 3ª geração

Pesquisa verificou que 76% dos negócios foram sucedidos por um membro familiar

Cerca de 36% das empresas familiares são dirigidas por herdeiros – filhos (as) ou primos (as), e 12% são comandadas por neto (a/s) dos fundadores. A soma desses equivale a quase metade (48%) das empresas deste ramo. A outra metade é comandada pelos próprios fundadores (43%), e outros (9%). Os dados são da pesquisa publicada em abril deste ano realizada pelas empresas Grant Thornton BTG Pactual Ricca Associados , além da plataforma FBFE (Fórum Brasileiro da Família Empresária).

O levantamento entrevistou 162 representantes de empresas familiares brasileiras para analisar três aspectos - Cultura Organizacional, Criação de valor a partir das práticas ESG e da inovação, e Desafios atuais e futuros.

De acordo com os dados, mais da metade dos grupos empresariais (61%) possuem 3 ou mais membros da família na atual gestão, sendo esses 30% com 3 pessoas, 12% com 4, 6% com 5 e 13% com mais de 5. 

Dentre os atuais gestores, os perfis de cada também foram abordados pela pesquisa. Em questão de gênero, a maior parte dos CEOs e Presidentes são homens (89%) e somente 11% são mulheres. Em mais da metade dos casos (55%) a pessoa que fundou a empresa não a comanda atualmente, porém em 62,5% dos casos o fundador continua atuando na empresa. Contudo, as pessoas que sucederam os fundadores nos cargos de comando são em grande maioria (76%) membros da família do mesmo.

 Fonte: Reportagem SA+ 

 

Com o tema Empresas Familiares no caminho da inovação, a Acaps promove o Forum Empresarial Acaps, no dia 30 de junho, com conteúdos especialmente voltados à temática sucessão famiiliar. Clique AQUI, confira mais informações e garanta a sua participação. 

BOTÃO-NOTICIAS-SITE

Outras Notícias