A 1ª Missão Técnica do Comitê Acaps Jovem aconteceu no último dia 10 de agosto, com a participação de um grupo 26 pessoas, composto por jovens empresários e sucessores de supermercadistas filiados à Acaps, dirigentes da Acaps e equipe técnica envolvida na organização. O grupo fez uma visita ao Centro de Distribuição do Extrafruti e à FG Equipamentos, marcando o início das atividades do Comitê, que foi criado para integrar, proporcionar conhecimento e ser uma rede de apoio e formação para jovens herdeiros e sucessores de empresas do setor.
No Extrafruti, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo operacional da empresa, visitaram os setores e esclareceram dúvidas. Na FG também puderam ver de perto a estrutura do local, com direito a um momento para a troca de ideias.
O tour nas duas empresas foi acompanhado pelo presidente da Acaps, Fábio Dalvi, que destacou que as empresas que estão sintonizadas tendem a crescer mais do que as outras. “Não há limite para as ações do Comitê Acaps Jovem. “Pensando no início da Acaps, lá atrás, eles não imaginavam que a Associação se tornaria o que é hoje. A Acaps conversa com qualquer setor do Brasil. Hoje, somos ouvidos e respeitados e apoiamos o setor nacionalmente”, comentou.
Para a continuidade da Acaps e manutenção da credibilidade alcançada, Fábio ressalta que é importante a participação de todos. “Juntos podemos conquistar muitas coisas”, afirmou o presidente da Acaps.
O superintendente da Acaps, Hélio Schneider, frisou que os jovens do Comitê Acaps Jovem serão os diretores e presidentes da entidade no futuro. “É uma realidade hoje que a empresa que não tem sucessor tem grandes chances de sucumbir. Esse trabalho que iniciamos agora com o comitê irá ajudar os jovens a terem visão de negócio. É uma oportunidade muito importante. Daqui alguns anos vocês vão se lembrar desse dia”, disse Hélio Schneider.
A próxima ação do Comitê Acaps Jovem será uma viagem para o Sul do País. De 20 a 22 de agosto, o grupo participa do Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas e da Expoagas 2023, no Rio Grande do Sul.
O que disseram os participantes:
Cuidado
“A visita à FG me atentou para a importância do cuidado com o funcionário. Achei legal a área de descanso e convivência que eles possuem. Pensei que seria interessante aproveitar essa ideia lá na empresa. É algo que a gente pode implantar. Muitas vezes, é algo fácil de fazer e que mostra o carinho com o funcionário”.
Weldman Malacarne, Comercial Kirino
Identificação
“Foi muito bacana a visita. Gostei de conhecer a estrutura do Extrafruti, e me identifiquei muito com o que vi na FG Equipamentos”.
Ruan Mota, Show Mercantil
Tradição
“A primeira visita abriu muitos horizontes. Foi possível perceber o crescimento da empresa e como ela está hoje. Eu ia com a minha mãe no Ceasa e comprava com o Batalha. Sobre a visita à FG gostei da pegada de família e de tradição da empresa. O Comitê Acaps Jovem está fazendo um importante trabalho e pretendo permanecer nele”.
Valter de Oliveira, Dulé Supermercados