Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Soluções de rastreabilidade para empresas do varejo

PariPassu automatiza processos e contribui para a qualidade e segurança de toda a cadeia agroalimentar

No ponto de venda, a perda de alimentos representa um prejuízo milionário. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) em 2022, o varejo alimentar desperdiçou aproximadamente R$ 730 milhões. No ranking de perdas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o tomate e a batata ocupam, respectivamente, a primeira e segunda colocação em quantidade e valor desperdiçados. Em terceiro lugar em quantidade, está a banana, já no ranking de valor, a posição é ocupada pelo morango.

É aí que entra a nova empresa associada da Acaps, a PariPassu, que oferece soluções de rastreabilidade para promover a automatização de processos no varejo e contribuir para que toda a cadeia agroalimentar tenha previsibilidade, segurança e altos padrões de qualidade.

“No varejo, a tecnologia e o mapeamento de processos são aliados na prevenção de perdas e nos resultados da empresa. Há uma estreita ligação entre eficiência operacional e a redução de perdas no supermercado. Com o mapeamento adequado é possível descobrir os riscos e motivos dos desperdícios que, além de impactar financeiramente, também é uma questão de sustentabilidade”, aponta Pietro Schenardi, engenheiro agrônomo e Costumer Manager da PariPassu, empresa de tecnologia para agronegócio com sede em Florianópolis/SC.

Atualmente, a empresa atende a mais de 5,5 mil produtores, distribuidores, varejistas e indústrias, entre elas Grupo Vegetais Saudáveis e Coca-Cola; mais de 100 redes de varejos, como o Grupo Carrefour, e outras regionais como o Koch e Unidasul, respectivamente em Santa Catarina e Rio Grande Sul.

Dentre os principais tipos de perdas, estão as quebras operacionais (falhas no transporte, nas inspeções, na estocagem e organização das prateleiras). No caso de legumes, verduras e frutas, devem ser observadas ainda as perdas por má conservação.

Pietro aponta que quase metade das perdas são provocadas por quebras operacionais. “Com a digitalização e a padronização das informações por meio do Check List Automatizado para Gestão da Qualidade (CLICQ), os processos de qualidade e de checagem dos perecíveis podem se tornar mais ágeis, facilitando o controle para reduzir perdas e garantir que os produtos se mantenham dentro de padrões adequados até a venda”, afirma.

Comunicação assertiva com o campo

As variações climáticas impactam toda a cadeia agroalimentar e, para supermercados e distribuidores, essas variações que fogem do controle humano impactam a expectativa sobre os alimentos que serão fornecidos. Por meio da rastreabilidade e processos bem definidos, é possível alinhar a comunicação entre os elos da cadeia, segundo a empresa.

A PariPassu está consolidando, através do INDEX, sua posição como facilitador da comunicação, dos acordos entre os elos da cadeia de abastecimento, do ponto de vista qualitativo.  Muitas vezes o varejo e os consumidores reclamam da qualidade das verduras e legumes que recebem, mas não sabem as razões de estar recebendo um produto com qualidade abaixo do esperado ou mais caro. A empresa, então, age reunindo as informações do que está afetando a produção e coloca esses atores (produtor, distribuidor e varejista) em uma sala para fazer a mediação. 

Esse entendimento é necessário, inclusive, para informar o consumidor sobre alterações no preço. Por atuam em todos os elos da cadeia produtiva, a PariPassu tem a possibilidade de ver ‘as dores’ e, facilitar, através das ferramentas e também das iniciativas de educação, como a Academia PariPassu, o entendimento entre o campo e o mercado.

Sobre a PariPassu

Empresa com 18 anos de experiência fornecendo soluções de tecnologia e agregando valor à cadeia agroalimentar no Brasil, a PariPassu é líder em rastreabilidade no mercado no país. Desde o produtor até o consumidor final, as soluções da PariPassu contribuem para trazer segurança, evitar desperdícios e otimizar a comunicação entre os diferentes fornecedores e compradores. A tecnologia desenvolvida pela PariPassu atende às legislações brasileiras para a rastreabilidade e fornece dados e informações para a gestão da qualidade, recall e indicadores de desempenho, potencializando os resultados de toda a cadeia de suprimentos.

BOTÃO-NOTICIAS-SITE

 

 

Outras Notícias