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ESG como prioridade

Entrevista com Evandro Milet destaca importância da agenda ESG nas empresas

A palestra “A conexão do varejo com os aspectos ESG”, ministrada por Evandro Milet, no encontro técnico da Acaps (Associação Capixaba de Supermercados), no último dia 26 de janeiro, chamou a atenção dos participantes para a importância das práticas voltadas para a preservação do meio ambiente, as questões sociais e a governança. Articulista e m inovação, empreendedorismo, gestão e negócios, Evandro Milet apresentou dados que reforçam a relevância dos temas e a necessidade de adaptação por parte das empresas supermercadistas. “Hoje, as empresas do mundo inteiro têm o assunto ESG como prioridade. Há um entendimento de que o sucesso dos negócios depende disso. Investidores, consumidores, profissionais e órgãos reguladores já fazem essa cobrança”, afirmou Milet em sua palestra.

Acaps: Você plantou uma sementinha com sua fala. Qual foi a sua intenção com essa palestra sobre ESG para os associados da Acaps?

Evandro Milet: As pessoas estão ouvindo falar sobre a sigla ESG, mas não adianta apenas decidir implantá-la na empresa, é preciso entender o porquê, o que está por trás disso e a lógica dessa iniciativa. Não adianta simplesmente repetir o que os outros estão fazendo. Às vezes, a empresa falha por não perceber o contexto.

Muitas empresas ainda estão engatinhando em relação ao assunto?

As empresas já fazem muita coisa. Muitas já fazem energia solar, tem controle da água, já possuem ligação com a comunidade e apoiam o entorno de alguma forma, por exemplo, com a distribuição de alimentos e contratação de pessoas diversas. Mas são ações que não estão registradas e nem estão associadas a uma visão mais geral. Por isso que digo que é importante entender o contexto e para onde isso tudo vai. Tem que organizar os dados e divulgar as ações.

É um tema importante para a perenidade dos negócios, certo?

Sim, para a perenidade dos negócios e o próprio consumidor já quer saber se as empresas são adeptas. Além disso, tem a exigência dos bancos, do Governo e dos órgãos reguladores. A sigla tem se espalhado. Diante disso, todo mundo tem que se adaptar de alguma forma. Mas muitas coisas já são feitas pelas empresas, incluindo os supermercados. O Espírito Santo está bem no assunto, se comparado a outros estados.

Qual é a orientação para a empresa supermercadista que deseja começar a implantação?

O primeiro passo é olhar dois documentos: a pesquisa realizada pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e o guia, que já apresenta os objetivos e os indicadores. E depois disso mapear as ações que já são desenvolvidas no dia a dia da empresa e que estão contempladas na sigla, escrever sobre elas e publicar, como um relatório de ESG.   

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