Fala de Pedro Alves, do Supermercados Galassi, fez parte de Painel do Smart Market 2024. Saiba mais!
No início deste mês, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) realizou o Super Market ABRAS, evento que ocorre anualmente e reúne a comunidade supermercadista de alta performance. A programação apresentou uma série de conteúdos enriquecedores, com palestras e 10 painéis que promoveram o debate sobre as principais alavancas da performance.
As informações apresentadas e discutidas no evento são de extrema importância para o setor supermercadista, por isso a Acaps irá disponibilizar as matérias sobre cada apresentação em nosso Jornal publicado semanalmente e no site da entidade, para manter os associados e todo o setor atualizado sobre os conteúdos.
Nesta edição, falaremos sobre o Painel da Comunidade Pessoas do Smart Market 2024, que contou com a presença de grandes executivos do setor supermercadista brasileiro. Confira:
Moderado pela CEO do supermercado Moniari, Monique Pizzetti, o painel da comunidade Pessoas apresentado no Smart Market 2024, no dia 09 de abril, contou com a presença de grandes executivos do setor supermercadista brasileiro. Os profissionais convidados compartilharam um pouco das suas experiências nas empresas em que atuam, mostrando alguns indicadores de sucesso.
A head de recursos humanos do Tenda Atacado, Sueli Moraes, foi a primeira painelista a se apresentar. Questionada pela moderadora do painel, a executiva do Tenda falou sobre a introdução da transformação digital no departamento de recursos humanos da empresa. “Não tem como a gente falar de capacitação, se a gente não falar de transformação digital”, declarou Sueli.
Diante da provocação que os clientes internos da empresa faziam cotidianamente ao RH do Tenda Atacado, a empresa entendeu que seria o momento de se transformar. “O colaborador quer ter mais autonomia, ele não quer precisar do RH para ele ter uma simples informação”, disse a head de RH do Tenda.
Além dessa demanda, a empresa também percebeu que era necessário implantar a sua plataforma de EAD, chamada de Tenda Capacita. “Trata-se de uma plataforma LMS, muito intuitiva e simples de manusear. Em cada uma das 43 unidades do Tenda foi montada uma sala composta por dois computadores onde cada colaborador tem acesso a sua grade, a sua trilha de aprendizagem, de acordo com a sua área de atuação. Hoje, 57% dos nossos treinamentos acontecem dentro do portal”, comentou Sueli.
Responsável por abordar o tema “turn over“, o segundo painelista a falar foi o diretor de RH do Supermercados Galassi, Pedro Alves. Para ele, trata-se de um tema muito difícil, pois a rotatividade de funcionários atrapalha muito a empresa. “Até uns três atrás, nós tínhamos uma rotatividade alta em nossa frente de caixa e muito disso ocorria, devido a escala de trabalho que adotávamos à época, a escala 6 por 1”.
Segundo Pedro, esse tipo de escala prejudicava bastante o atendimento aos clientes nas lojas rede, especificamente aos domingos, dia em que o número de vendas é muito forte. A empresa então decidiu implantar em 2021 um novo modelo de escala, semelhante à adotada pela área de saúde e segurança, a escala 12 por 36. “A primeira atitude que eu tomei foi verificar se em nossa convenção coletiva existia alguma fundamentação legal para trabalhar nessa nova escala e tinha previsão sim para isso. Feito isso, apresentei para a diretoria da empresa tudo o que estava ocorrendo e qual a solução que poderíamos adotar. O pessoal olhou, achou diferente, mas não tivemos nenhuma objeção, a princípio, sobre esse novo modelo”, comentou Pedro Alves.
O próximo realizado pelo diretor de RH foi apresentar para alguns colaboradores da empresa, qual o novo modelo de escala que a rede pretendi adotar. “Entre os colaboradores, também não tivemos grandes objeções em relação a isso e resolvi, junto com a diretoria, implantar um piloto da nova escala em uma loja do grupo em julho de 2021, se estendendo por 3 meses e resultado, entre os colaboradores foi excelente. Passado esse experimento, resolvemos adotá-la nas demais lojas”, disse Pedro.
O terceiro e último painelista a falar no painel Pessoas foi o presidente do Mercadinhos São Luiz, Severino Neto. O executivo falou um pouco sobre o Great Place to Work, certificado que a sua empresa é detentora e apresentou alguns indicadores adotados pelo grupo.
“Nós temos dois tradicionais indicadores, absenteísmo, turn over. O absenteísmo nosso mensal gira em torno de 1,6% e o turnover anual varia de 15% a 18%”, declarou Severino Neto.
O presidente da empresa ainda apresentou outros três indicadores que eles adotam, são eles: o índice de felicidade do funcionário dentro da empresa que chega a 98% de satisfação, o NPS dos demitidos que a empresa faz e é identificado que 91% dos dispensados voltariam a trabalhar na empresa, sendo que 96% desses demitidos recomendariam a empresa para um amigo.