Confira a entrevista com a facilitadora do curso e saiba mais
Essencial para conquistar a eficiência e assegurar que as múltiplas atividades de um supermercado sejam executadas de forma correta, a qualidade deve ser tratada como prioridade.
Atenta à relevância da gestão da qualidade na rotina de trabalho, a Associação Capixaba de Supermercados está com inscrições abertas para o curso on-line Gestão da Qualidade em Supermercados – Módulo 1: conhecer, entender e aplicar, e para trazer mais informações sobre o tema e ressaltar a sua importância para o dia a dia do setor, conversamos com Giovana Guerra, nutricionista com mais de 15 anos de experiência em grande rede do varejo alimentar e que irá ministrar a capacitação que vai acontecer no dia 22 de maio. Confira a entrevista:
Acaps: Por que devemos buscar a gestão da qualidade em Supermercados?
Giovana Guerra: Porque quando falamos em gestão de qualidade em supermercados, queremos gerar a melhor impressão e fidelizar clientes. Para entender a importância da gestão, te faço um convite. Coloque-se no lugar do SEU CLIENTE e repare como a Gestão da Qualidade em supermercado pode ser percebido na ponta do Processo. TER UM OLHAR CRÍTICO é fundamental para ter sucesso, e este olhar deve existir em TODA A EQUIPE, do gestor ao auxiliar...
- Exemplos para nos fazer pensar:
1- corredores limpos, mas prateleiras desorganizadas x corredores limpos e produtos nas prateleiras em perfeito estado;
2- mercadorias sem preço x precificação atualizada e condizente com ofertas divulgadas;
3- estoque bagunçado e reposição comprometida como consequência x estoque limpo e logística de reposição bem preparada;
4- balcão de exposição do açougue sujo e sem variedade de corte de carne x açougue com balcões e vitrines higienizados e bem abastecidos em variedade e volume.
Acaps: Quais as características essenciais para manter a qualidade dos produtos e serviços ofertados nos supermercados?
Giovana Guerra: Trabalhar com alimentos exige cuidados fundamentais para proporcionar SEGURANÇA e QUALIDADE aos consumidores. Desta forma, TODAS as etapas percorridas na cadeia agroalimentar devem ser realizadas de forma a respeitar os parâmetros exigidos por Lei (seja ela Federal, Estadual e Municipal aplicada pelos órgãos competentes de fiscalização), uma vez que há MANIPULAÇÃO em todas as Etapas: 1. Produção; 2. Distribuição; 3. Industrialização e 4.Varejo.
Acaps: De que forma a qualidade pode potencializar os resultados do supermercado?
Giovana Guerra: A GESTÃO da Qualidade exige dedicação dos gestores e de toda equipe. Não adianta ter controle rigoroso de procedimentos internos, se a equipe e os gestores não interagem através da Orientação da Boas Práticas e se não possuem ferramentas que deem suporte às operações, ou seja, mapear e padronizar os processos otimizam as rotinas, definem papéis e permitem identificar oportunidade de melhoria e "gargalos". Lembre-se sempre que é impossível controlar algo que é feito de maneira diferente a cada dia.
Acaps: E quais as novidades e práticas que os profissionais irão aprender no Workshop Gestão da Qualidade em Supermercados? Pode nos dar um “spoiler” do que será apresentado no dia 22, convidando os supermercadistas para participar
Giovana Guerra: Nosso convite para participar do workshop Gestão de Qualidade em Supermercados está relacionada muito mais do que "seguir normas" mas a estimular os profissionais a desempenhar suas funções preocupados com a própria saúde e a saúde e bem- estar de todos os clientes por meio da qualidade oferecida.
Quer saber mais? Então junte-se a nós, promova a qualidade em seu varejo e obtenha os melhores resultados. Clique aqui e inscreva-se.