Fórum Estadual promove alinhamento sobre combate aos agrotóxicos e transgênicos
Seguindo o propósito de reduzir a utilização de agrotóxicos e, assim, garantir o bem-estar e a segurança alimentar, o Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (Fesciat), do qual a Acaps faz parte, reuniu-se para mais um encontro de apresentação e alinhamento das ações.
A pauta da 32ª reunião do Fórum contou com novidades e diversos assuntos colocados em debate para conhecimento, avaliação e definição das ações propostas, com destaque para a criação da Comissão de Agroecologia e Produção Orgânica e alterações no Regimento Interno do FESCIAT, com o objetivo de fomentar a agroecologia e a alimentação orgânica.
A promotora de Justiça e Coordenadora Geral do Fesciat, Isabela de Deus Cordeiro, também falou sobre retornos referentes a alinhamentos com o Governo estadual e a possibilidade de avanços em ações e propostas do Fesciat, como o laboratório próprio do Fórum.
Ações desenvolvidas
As comissões que integram o Fórum apresentaram alguns dos trabalhos desenvolvidos, atualizando todo o grupo sobre as ações desenvolvidas recentemente.
O coordenador da Comissão de Impactos à Saúde e Meio Ambiente, Lusinerio Prezotti, explanou sobre um levantamento das principais proteínas transgênicas de milho que são comercializadas no Espírito Santo, que abrangeu 53 dos 78 municípios capixabas. A pesquisa identificou que, de um total de 194 estabelecimentos, 54% dos estabelecimentos vendem sementes de milho e dentre as sementes comercializadas 86% são transgênicas.
Seguindo a pauta da reunião, a Comissão de Alimento Seguro destacou a ação promovida junto à Promotoria do Consumidor. A promotora de Justiça Regional do Consumidor, Sandra Lengruber, do Ministério Público do Espírito Santo, apresentou a iniciativa que aconteceu na CEASA e envolveu diversas entidades: a Semana da Rastreabilidade. A programação teve palestras, entre de material com orientações e uma fiscalização educativa, com o objetivo de conscientizar os produtores e, assim, assegurar o cumprimento da rastreabilidade.
Sobre o Fesciat
O Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (Fesciat) foi criado pelo Ministério Público do Espírito Santo em 2017 com o objetivo de debater temas relacionados ao uso dos agrotóxicos e transgênicos e fomentar ações integradas com foco na saúde e segurança alimentar.