Especialista apresentou soluções para destinação do patrimônio
Ao abordar o tema “Planejamento patrimonial e sucessório – Práticas para uma transição segura”, o advogado Mário César Pedrosa Soares, apresentou soluções jurídicas para que as empresas familiares façam a destinação de seus patrimônios. “Para cada caso, para cada família, há uma ferramenta jurídica mais adequada para a sucessão”, afirmou.
Por isso, é importante ter um planejamento estruturado, que precisa levar em consideração, entre outros, aspectos como patrimônio, impostos, afastamento de conflitos e controle do legado. Com a reforma tributária em curso, as empresas estão se atentando ainda mais para a importância da antecipação da sucessão patrimonial, analisando as ferramentas para as heranças e os patrimônios.
Os caminhos, pontua o especialista, são muitos e devem ser escolhidos os melhores de acordo com os objetivos que se quer atingir: doações por diversos instrumentos, constituição de holding, empresas, testamento? Há, entretanto, cuidado com a escolha a ser feita para proteger o patrimônio, preservar as famílias e evitar desgaste emocional.
“A sucessão patrimonial é um tema que se deve retirar o tabu e trabalhar de forma planejada e suave”, finalizou o palestrante, destacando que para quem tem um planejamento vale revisá-lo anualmente, pois com as mudanças nas legislações podem surgir novas oportunidades e pontos de atenção.