Pesquisas diversas comprovam que as estratégias multissensoriais podem influenciar as decisões de compra dos seus clientes, aumentando as vendas dos supermercados. Por isso, é importante entender o impacto do neuromarketing no seu negócio.
O neuromarketing é um campo de estudo da aplicação da neurociência e da ciência cognitiva ao marketing. Para o varejo, o neuromarketing mostra como os estímulos sensoriais influenciam as decisões dos consumidores, permitindo que o lojista crie um ambiente de compras mais atrativo para o cliente.
De forma objetiva, apresentamos alguns exemplos. Um deles está na atração visual e olfativa. Folhas frescas com gotas de água parecem recém-colhidas, enquanto frutas coloridas e petiscos para degustação são estrategicamente posicionados para que os clientes experimentem antes de comprar.
O ambiente também exerce uma grande influência. Músicas específicas podem influenciar o comportamento de compra. Um exemplo interessante está num supermercado que colocou nas prateleiras quatro vinhos franceses e quatro vinhos alemães. Em dias alternados, o supermercado tocou músicas francesas e alemãs.
No dia em que colocou música alemã para tocar, 73% dos vinhos vendidos foram alemães, e no dia de música francesa, 77% dos vinhos vendidos foram franceses. Então, entendeu como os efeitos do neuromarketing são sutis e ajudam a criar um ambiente multissensorial atrativo? Use essas estratégias para melhorar a experiência de compra dos seus clientes.
Existem várias obras que abordam o tema. Uma delas é do escritor Roger Dooley, autor do livro “Como influenciar a mente do consumidor”, que apresenta 100 maneiras de convencer os consumidores com técnicas de neuromarketing.