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Abras lança 3ª edição do Guia ESG do setor supermercadista

Junto á KPMG, associação apresenta relatório com objetivos ESG

Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a KPMG acabam de lançar a 3ª edição do “Guia ESG do Setor Supermercadista” que traz os 20 indicadores eleitos pelos empresários para mensurar os dez aspectos ESG definidos para o varejo alimentar divididos em três perspectivas (ambiental, social e governança).

Baseado nas informações coletadas em uma pesquisa realizada em agosto de 2024, que consultou executivos de 1250 empresas, o relatório fornece orientações valiosas para ajudar o varejo alimentar a enfrentar os desafios relacionados à gestão de aspectos ambientais, sociais e de governança.

Os dez objetivos ESG e os respectivos indicadores primário e secundário para o varejo alimentar são os seguintes:

Ambiental:

1 – Gestão de resíduos e a logística reversa de embalagens: volume de resíduos gerados; taxa de reciclagem;
2 – Redução de emissões de gases refrigerantes: eficiência energética dos sistemas de refrigeração. Emissões de gases refrigerantes;
3 – Eficiência hídrica: consumo total de água; vazamentos e perdas de água;
4 – Eficiência elétrica: consumo de energia por refrigeradores e freezers. Uso de energia renovável;
5 – Redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) na operação e na logística: inventário de emissões de GEE; emissões de escopo 1, 2 e 3.

Social:

6 – Modernização do sistema de prazo de validade, com a adoção do Best Before (extensão do prazo de validade): redução do desperdício de alimentos. Taxa de adoção do “best before”;
7 – Venda social e a doação de alimentos para grupos vulneráveis: quantidade de alimentos doados. Taxa de redução de desperdício de alimentos;
8 – Geração de emprego, 1º emprego e renda: número de empregos criados. Impacto econômico local.

Governança:

9 – Adoção das melhores práticas de governança familiar e corporativa: existência de estrutura de governança. Cultura organizacional;
10 – Diversidade de gênero, raça, religião, etária e deficiências: representatividade demográfica. Ambiente inclusivo.

Acesse aqui o link completo do “Guia ESG do Setor Supermercadista.

 

Fonte: ABRAS

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