Alta nas vendas exige abastecimento antecipado dos supermercados
Pipoca, milho, amendoim, bolos e doces industrializados são alguns dos itens mais procurados durante as Festas Juninas, e varejistas precisam se preparar com antecedência para garantir um estoque abastecido e evitar frustrações dos clientes.
Investir em decorações, aplicar cross merchandising e fazer parcerias com a indústria para ativações no PDV e no e-commerce também são algumas estratégias que podem auxiliar na conquista de um faturamento positivo durante a data.
O período também se destaca pela duração de dois meses e intenção de compras. Um levantamento da Globo Gente indica que 85% dos consumidores declaram gastar mais nas Festas Juninas do que no Carnaval. Uma pesquisa do Grupo Stefanini também aponta que 71% das pessoas consideram o consumo de comidas típicas sua principal atividade durante a data. As bebidas típicas são o foco de 35% dos entrevistados.
Em termos gerais, a primeira semana de junho e a de julho são as mais fortes no faturamento da cesta de Festas Juninas, enquanto as duas últimas semanas de julho possuem a menor concentração de vendas da sazonalidade. Os meses que antecedem a data e os posteriores a ela também apresentam crescimento em relação aos demais, segundo dados da Scanntech.
Em 2024, A classe B foi a que mais comprou cestas juninas, enquanto as classes A e D foram as menos representativas. Os dados também indicam que, dentre as regiões, os maiores índices de crescimento foram no Nordeste (12,7%) e Sudeste (11,1%).
Fonte: Reportagem SA+