Rede Pague Menos inaugura Central de Panificação em Nova Odessa (SP)
A ...
Foco do novo modelo de negócio do GPA é a venda de alimentos frescos em lojas de vizinhança que contam com manobrista e delivery
O GPA inaugura hoje o Pão de Açúcar Fresh em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, sua nova bandeira com um modelo de negócio que vai concorrer com a feira-livre do bairro, feiras limpas de hortifrútis e sacolões, açougues e padarias. Metade da loja é ocupada por perecíveis e a rede espera que 40% do faturamento total do negócio venha daí.
Até o final do ano, a rede abrirá outra loja na capital, sempre em bairros densamente verticalizados de classes A/B. Tanto é que a inauguração acontece em uma cidade que possui um dos melhores indicadores sociais do Brasil, tendo registrado o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País, São Caetano.
A concorrência direta do PA Fresh é o “sacolão ou hortifrúti” diferenciado tão comum em regiões com famílias de classes média e alta. Frederic Garcia, diretor de negócios especializados do GPA, relatou: “temos muitos concorrentes, em cada cidade tem uma feira-livre, um sacolão, o Hortifruti – Natural da Terra (recentemente adquirido pelas Americanas), o Oba, o Villa das Frutas, o Sacolão da Lapa. Esse mercado de hortifrúti tem se desenvolvido muito, seja através de rede ou lojas de um único dono. Este é o mundo onde pretendemos evoluir e conquistar os nossos clientes”.
Garcia acentuou que as unidades Fresh terão vida própria em termos de promoções diárias, justamente para gerar a frequência.
Quando se fala em alimentos frescos, o cliente encontra frutas, verduras e legumes, além de itens com alto valor agregado como sucos, processados e orgânicos. Pratos do Chef Time e uma pequena rotisserie também estão disponíveis na unidade. Há padaria artesanal, açougue e peixaria com sushi feito na hora.
Além desses produtos, o consumidor se depara com produtos de conveniência, mercearia abastecedora e uma linha mínima de artigos de limpeza. Não há perfumaria. Por enquanto, não possui café ou espaço de convivência, devido ao tamanho restrito.
O mote da marca é saudabilidade e sustentabilidade, por isso há uma superexposição da marca própria do GPA, TAEQ, de forma a fidelizar ainda mais o cliente.
As lojas têm um tamanho intermediário entre o Minuto PA e o Supermercado PA, com dimensões que variam de 400 a 700 m². São lojas térreas com estacionamento lateral. A área da unidade inaugural é de 450 m², onde trabalham 80 colaboradores diretos e indiretos.
“Esse é um importante marco entre os recentes lançamentos do Grupo, um movimento inovador que está totalmente alinhado à nossa estratégia de negócios, com foco nos formatos de vizinhança”, comentou Jorge Faiçal, CEO do GPA.
O Pão de Açúcar Fresh será o terceiro formato da bandeira-mãe Pão de Açúcar. “Esse é um formato vencedor no Brasil, com uma demanda crescente que sofistica o portfólio da marca PA. Temos expertise para operar e vamos entregar ainda mais experiência com a qualidade que já é reconhecida do Pão de Açúcar”, reforçou Faiçal. A expectativa é abrir mais uma loja deste formato em dezembro de 2021.
Questionados sobre a qualidade dos alimentos frescos, os executivos responderam que são as mesmas de toda a cadeia GPA que se abastece direto com o grande produtor e agricultura familiar. O armazenamento ocorre no Centro de Distribuição especializado em perecíveis. Anualmente, o grupo vende 360 mil toneladas de FLV que são distribuídos em 15 mil carretas.
O diretor de Design no GPA, João Mariano, ressaltou a participação multidisciplinar do cliente na criação e planejamento de todo layout do Fresh, inclusive da exposição dos produtos, na paleta de tons pastéis da loja, estacionamento interno e loja térrea.
“Ele foi fundamental para chegarmos ao melhor modelo do novo formato e até dos produtos disponíveis que somam 5 mil 500 itens. Tudo foi testado com eles. O hortifrúti está na frente da loja, na área baixa para que tenha controle sobre toda a jornada”, complementou Mariano. Áreas de atendimento como padaria, açougue e peixaria ficam no fundo da loja.
Para 2022, aprovado o modelo em teste, serão abertas de 15 a 20 lojas na capital. A ideia é expandir o modelo de negócio para outras cidades e estados onde exista a bandeira principal. Dos R$ 5,2 bi captados na venda das lojas do Extra ao Assaí, o GPA vai utilizar R$ 1,2 bi para o plano de expansão que pode ser com um dos três formatos da rede. O CEO explicou que sua equipe estuda aquisições em vários modelos: proximidades, regionais Premium e regionais populares.
Faiçal finalizou: “o Fresh não será uma loja de carrinho cheio, já que a ideia é de um espaço de alta frequência, aonde a pessoa vá até duas vezes por dia, uma espécie de despensa”.
Dentre as novidades do Fresh estão o serviço de entrega de compras em domicílio com triciclo elétrico e delivery pela plataforma James e demais aplicativos de entrega. Para facilitar a vida, instalou dois self checkouts.
Os pedidos também poderão ser feitos via Whatsapp pelo número 11 4890-1064 em um atendimento Omnichannel.
A nova unidade fica Rua José Benedetti,122 – Santo Antonio – São Caetano do Sul – SP, tem estacionamento com serviço de manobrista e funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos e feriados, das 8h às 20h. São aceitas diferentes formas de pagamento, como cartões de crédito e débito das principais bandeiras, pix, Picpay, dinheiro e vales alimentação e refeição.
Redação SuperHiper