Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
A criação de valor conjunto entre ind...
Veja os dados da Geofusion que mostram recuperação do segmento no primeiro semestre de 2021
Com mais de 800 novos supermercados, Mato Grosso registrou aumento de mais de 22% no número de novas unidades no primeiro semestre deste ano, de acordo com um levantamento realizado pela Geofusion, uma empresa do segmento de inteligência geográfica no país.
No entanto, o crescimento ainda teve um ritmo inferior ao índice registrado no período pré-pandemia, mas com leve recuperação.
No primeiro semestre de 2019 houve aumento de 59,7% de novas unidades, nos seis primeiros meses de 2021, esse número registrou alta de 22,4% – em números absolutos isso significa mais 814 unidades abertas no estado.
Em 2020, esse percentual ficou em 13,5%. O potencial de per capita de compras no estado, neste ano, é de R$ 2,08 mil.
A Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat) informou que muitas redes interromperam os projetos de novas lojas e que agora começaram a colocar novamente em atividade para inaugurar unidades ainda este ano e começo de 2022.
Muitos empresários optaram por reformar as lojas já existentes em pontos valorizados, principalmente em Cuiabá, ao invés de inaugurar novas unidades. A previsão é boa e com uma perspectiva de crescimento para o ano que vem, mais próximo da época pré-pandemia, segundo Alessandro Morbeck.
Já no Brasil levantamento aponta que o ritmo de abertura de supermercados no primeiro semestre de 2021 superou o índice registrado no período pré-pandemia.
O primeiro semestre de 2020 teve 8,4% novas lojas a mais que no mesmo período do ano anterior, nos seis primeiros meses de 2021, o número de novas unidades registrou alta de 43,9%.
O setor foi um dos poucos que se manteve a pleno vapor mesmo durante o auge da crise sanitária. Destacam-se, nesse contexto, o fato de as pessoas terem ficado mais tempo em casa, com o aumento do consumo de alimentos nos domicílios, e o pagamento do auxílio emergencial, que garantiu renda mínima aos mais vulneráveis.
Com o início da pandemia em 2020, muitas inaugurações foram adiadas.
O segmento de supermercados tem apresentado tendência de expansão desde 2015 em todo o país. Até 2018, houve variação entre 15% e 20%, no primeiro semestre.
De janeiro a junho de 2019, o aumento do número de novas unidades foi ainda maior: 39,5% em relação ao primeiro semestre de 2018. Com o início da pandemia em 2020, muitas inaugurações acabaram sendo adiadas.
Contudo, Mato Grosso não está entre os estados que mais registraram maior expansão, no primeiro semestre de 2021.
O setor cresceu mais nos estados do Acre (86,0%), Sergipe (70,5%), Pernambuco (63,9%), Roraima (63,5%), Bahia (61,9%), Piauí (59,6%), São Paulo (56,5%), Amapá (56,5%), Tocantins (52,2%) e Paraíba (48,0%).
Todos esses estados vinham apresentando crescimento no indicador, e, em diversos momentos, estiveram no ranking dos estados com maior expansão em termos proporcionais.
Quando se trata de números absolutos, destacam-se São Paulo, com abertura de quase sete mil lojas; Bahia, com quase quatro mil unidades; Minas Gerais, com 3,3 mil; Rio de Janeiro , com 2,6 mil; Rio Grande do Sul e Ceará, ambas com aberturas de aproximadamente 2,2 mil unidades, e por fim, Pará, Goiás, Paraná e Pernambuco, com cerca de 1,8 mil novos estabelecimentos.
Desenvolvida pela Geofusion a partir de metodologia própria, a estimativa anual per capita de consumo de alimentos no domicílio é maior nos seguintes estados: Rio Grande do Sul (R$ 2,60 mil), São Paulo (R$ 2,56 mil), Santa Catarina (R$ 2,56 mil), Amapá (R$ 2,52 mil), Distrito Federal (R$ 2,50 mil), Rio Grande do Norte (R$ 2,44 mil), Paraná (R$ 2,26 mil), Mato Grosso do Sul (R$ 2,20 mil), Goiás (R$ 2,16 mil) e Rio de Janeiro (R$ 2,16 mil).
Fonte: G1