Notícias mercado

Compartilhe nas redes sociais:

Logística reversa de embalagens atinge 60% da produção

Indústria de alimentos que trabalha há duas décadas com ações voltadas ao meio ambiente, comemora os resultados

 

Tendo como um de seus pilares a sustentabilidade ambiental, o Laticínio Scala vem investindo desde 2002 em soluções que envolvem a preservação do meio ambiente.

 

Entre as inciativas que fazem parte da política de gestão ambiental da empresa está a logística reversa de suas embalagens, ou seja, a empresa retira do mercado parte do volume de plástico e papelão que acondiciona seus produtos. Esse volume de material recolhido aumentou de 40% em 2020 para 60% em 2021 (do total das embalagens das mercadorias comercializadas).

 

Esse crescimento de 50% no retorno dos resíduos para reciclagem correspondeu, em 2021, a uma compensação de 582 toneladas de papel e 215,8 toneladas de plástico. Em 2020, foram 238 toneladas de papelão e 113 toneladas de plástico.

 

A logística reversa tem o propósito de reinserir, no ciclo produtivo, materiais já utilizados, evitando a utilização de recursos virgens para a confecção de novos itens e reduzindo a lotação de aterros e lixões. Ela é o principal instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece em suas diretrizes que a compensação ambiental se dá pela reciclagem de, no mínimo 22% das embalagens que são colocadas no mercado.

 

Além dos benefícios ambientais, a logística reversa também tem sua função social através da criação e formalização de empregos para a demanda de coleta e triagem de recicláveis por parte de cooperativas e operadores privados.

 

Fonte: Milk Point

Outras Notícias