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Lojas convertidas tiveram desempenho de vendas 2x maior; Atacadista também reportou aumento de 45% no número de pessoas negras em cargo de diretoria
O Assaí Atacadista anunciou na quarta-feira, 15, faturamento de R$ 59,7 bilhões, um incremento de R$14,1 bi em relação a 2021. O número representa um crescimento de 31% das vendas. O lucro líquido atingiu R$ 1,2 bilhão, patamar consistente e em linha² com 2021, mesmo com investimentos para a implementação do projeto de conversão de hipermercados e elevada taxa de juros.
Considerando apenas o quarto trimestre do ano, a receita bruta teve evolução de R$ 17,4 bilhões, alcançando reajuste de 38%. O crescimento decorre, principalmente, da forte contribuição das novas lojas – e conversões.
A atacadista já registra um volume de vendas entre 2 a 2,5 vezes maior, aproximadamente, nas 47 lojas convertidas a partir dos pontos de hipermercados adquiridos pela Companhia em 2021. Os números são observados com cerca de dois meses de operação, em média, após a conclusão do processo de expansão de 2022.
Além disso, as unidades convertidas já estão entre as principais do Assaí em termos de vendas e fluxos de clientes. O desempenho reflete a combinação de três fatores principais: a alta atratividade do modelo de negócios da Companhia, a força da marca Assaí e a assertividade do projeto que tem levado o atacarejo para as regiões centrais dos grandes centros urbanos brasileiros. No total, o Assaí realizou um investimento de R$ 4,5 bilhões no ano anterior, o maior patamar já executado pela Companhia em sua história. Ainda, no comunicado de resultados, o atacadista reportou também a geração de 16 mil novos postos de trabalho para suportar a expansão da marca e o aumento de 45% no número de pessoas negras em cargos de diretoria.
Em 2022, o Assaí realizou 60 inaugurações e estabeleceu um novo recorde de aberturas para o segmento do varejo e atacado de alimentos. Além das conversões, outras 13 lojas orgânicas foram abertas. Com isso, a rede atacadista concluiu o ano com 263 lojas em operação.
Já o lucro líquido atingiu R$ 1,2 bilhão, patamar em linha com 2021 e consistente mesmo com a implementação do projeto de conversões de hipermercados e um cenário macroeconômico desafiador e de juros elevados. O EBITDA Ajustado, por sua vez, atingiu aproximadamente R$ 4 bilhões, com uma margem de 7,2%, o que reforça o rigoroso controle e disciplina de despesas.
Redação SuperHiper