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Segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos cresceu 8,6% até outubro

Setor estima superávit de US$ 37 milhões em 2022

 

O setor brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apresentou um crescimento de 8,6% na corrente de comércio internacional no consolidado de janeiro a outubro de 2022, em relação ao ano passado. De acordo com análise da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o percentual representa a cifra de US? 1.26 bilhão, e um saldo da balança comercial do setor, superavitário em US? 37 milhões, revertendo o saldo deficitário registrado no mesmo período de 2021 (US? – 1.9 milhão).

 

As exportações de HPPC do período alcançaram o valor de US? 651.2 milhões, crescimento de 12,7% em relação a 2021 (US? 577.6 milhões). Em importações, o resultado total foi de US? 614.2 milhões, aumento de 6,0% em comparação ao período de janeiro-outubro do ano anterior (US? 579.5 milhões).

 

Para o presidente-executivo da ABIHPEC, João Carlos Basilio, o setor de HPPC tem mostrado ‘resiliência’ diante dos impactos internos e externos que por vezes, reduzem a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional.

 

“Apesar dos desafios políticos e econômicos atuais e, seguimos com um bom volume de exportação e aproveitando as boas oportunidades ao longo destes cinco bimestres de 2022”, comenta o executivo da ABIHPEC. “No entanto, se faz necessário desenvolver uma política voltada para o comércio exterior, a fim de mitigar assimetrias que reduzem a capacidade de competição do produto nacional”, ressaltou.

 

Redação SuperHiper 

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