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Saiba como trazer diferenciais para a loja pode resultar no aumento de vendas e no fluxo de clientes
No Dia Interncional do Consumidor, 15 de março, é necessário avaliar o tipo de experiência que o cliente está tendo na sua operação física e como essa experiência interfere na decisão de ocmpra. Por isso, valorizar esse momento em que ele está na sua loja para apresentar diferenciais é uma maneira de se destacar dos concorrentes. De acordo com pesquisa da New Voice Media, 58% dos consumidores afirmam que não voltam a consumir de uma empresa na qual tiveram uma experiência negativa, enquanto 69% disseram que recomendariam uma marca após uma boa experiência.
“Algumas das tecnologias que já existem e que facilitam as experiências de compra no varejo físico, como caixas de autoatendimento, computadores e tablets disponíveis para agilizar o processo de busca de um produto, são boas estratégias já adotadas por algumas marcas que devem permanecer para aprimorar o atendimento”, explica Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas.
Assim, é importante ter atenção a alguns pontos e conceitos destacados pelos especialistas, confira:
Os consumidores nascidos a partir de 1998, conhecidos como geração Z, têm um comportamento de compras diferente das gerações anteriores: eles levam em consideração a reputação das marcas e o consumo consciente. Outra característica geracional importante é a impaciência que pode servir de alerta aos varejistas que ainda não investiram em melhores logísticas nas etapas de pagamento e/ou burocracia de seus sites e lojas físicas, no intuito de torná-las mais rápidas e coesas.
Uma das principais dicas do ponto de vendas é explorar o potencial da Inteligência Artificial e monitoramento das lojas. Com eles, é possível coletar dados fundamentais sobre as preferências dos clientes e adaptar expositores, vitrines e gôndolas de forma mais atrativa.
“Dados são informações, e informações são um capital extremamente importante em qualquer negócio. Através da análise de dados podemos ter noção dos produtos mais buscados numa loja física, prevendo tendências e podendo alavancar o interesse dos consumidores pela marca”, explica Mortari.
A convergência entre o online e o físico é o caminho mais promissor para os resultados do varejo. A tecnologia do omnichannel permite que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e proporcione uma experiência diferenciada para o consumidor, explorando as tecnologias disponíveis e planejando estratégias multicanais.
Além de fazer o atendimento tradicional daquele cliente que prefere a compra presencial, o lojista também opera de outras formas, dentro dos conceitos do varejo moderno, com opções de entrega, estoque local para atender pedidos online, compra online com retirada na loja e vendas pelo Whatsapp, por exemplo.
Hoje em dia, pagamento por cartão de crédito ou dinheiro, nem sempre são as primeiras opções dos consumidores. Pagamentos por Pix e QR Code estão cada vez mais popularizados.
“Sua facilidade de uso torna as compras mais rápidas, logo o fluxo da loja fica mais fluído. As transações via pix também oferecem taxas menores comparadas a outras formas de pagamento, sendo mais vantajoso para os lojistas”, explica Mortari. Apesar do Pix ainda não ser muito popular no varejo físico, a expectativa para este ano é de alto crescimento desse meio de pagamento no setor.
Redação SuperHiper