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Nesse cenário, as empresas devem estar preparadas para realizar uma operação logística eficiente, qualificada e estruturada
O Brasil é um dos maiores players no ambiente de e-commerce mundial. Tanto que a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) espera que o crescimento do setor atingirá R$185,7 bilhões somente em 2023. E não para por aí: até 2027 a expectativa é de que o e-commerce movimente R$273 bilhões ao ano. Nesse cenário, é importante estar atento à logística, afinal os consumidores querem receber o que compraram.
“A logística de e-commerce vai muito além do serviço de entrega. Ela é considerada um conjunto de processos que engloba desde o planejamento de estoque, armazenamento até a política de troca e devoluções, conhecida como logística reversa”, avalia Marcel Alessi Soccol, founder da DATAFRETE. “É importante lembrar que a logística tem uma papel fundamental no crescimento de uma empresa. Ela é a área que se responsabiliza por todo o caminho que um produto percorre, desde o fornecedor até o consumidor final”, diz ele.
Assim, é importante contar com softwares de gestão de fretes, de forma a ter um controle mais eficaz das rotas de enrega. Esses sistemas podem realizar diversas tarefas – como calculo de frete, rastreio da mercadoria, auditoria para evitar extravios da compra, campanha de fretes com os melhores preços, reembolso, entre outras – com mais qualidade e rapidez.
Além disso, é preciso ter as mercadorias disponíveis e fazê-las chegar até os clientes em tempo hábil. “Para isso, será necessária uma gestão qualificada de processos logísticos, que esteja 100% estruturada para o e-commerce do negócio. Investir em uma sólida logística de entrega é essencial para conseguir atender todas as demandas e garantir a satisfação do cliente”, conclui.
Redação SuperHiper