Rede Pague Menos inaugura Central de Panificação em Nova Odessa (SP)
A ...
Pesquisa revela que essa é a meta de compras para 66% dos entrevistados; 60% prioriza o preço dos itens e 37% são fieis à marca
Os ovos de chocolate já invadiram as gôndolas do supermercado – e o setor aguarda o aquecimento das vendas! Para dimensionar as expectativas, a A Hibou fez uma pesquisa com 1500 consumidores de todo o Brasil. O estudo afirma que os brasileiros estão atentos aos gastos para a comemoração. Mais da metade da população (56%) está mais apertada financeiramente e, por isso, fará menos compras. Mesmo assim, para 66%, o tíquete médio será de até R?250; 24% pretendem gastar entre R?250 e R?500 reais; 7%, de R?501 a R?1.000; e 2%, entre R?1.000 e R?2.500.
“Observamos que este é um feriado muito familiar e a casa é a prioridade para uma boa parcela da população: 20% pretendem aproveitar os dias de Páscoa para fazer aquela faxina; e 5% para fazer pequenas reformas. Já 12% querem arriscar novos pratos na cozinha”, analisa Ligia Mello.
Embora o feriado tenha início na sexta, a Páscoa é comemorada no domingo, dia ideal para um almoço em família para 55%, e também ir à missa, para 11%. Além do momento com familiares, 26% também fazem a troca de ovos e/ou chocolates; e 21% gostam de preparar pratos típicos na data. Além disso, a “caça aos ovos”, tão esperada pelas crianças, acontece para 9%.
Além do tradicional almoço pascoal, 10% fazem churrasco em casa; 9% aproveitam para almoçar fora no domingo; 4%, viajam com a família; 3% trocam presentes (não apenas ovos/chocolate) e 2% comemoram a data com as crianças na escola. Dentre outros hábitos praticados durante a data cristã, um deles é não comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa. E seja por questão pontual ou parte da dieta, o comportamento é aderido por 37% dos brasileiros.
De olho nessas respostas, já é possível organizar as prateleiras com produtos adequados aos hábitos e, também, promover promoções, incentivando a compra de mais itens de cada. Peixe (34%), bacalhau (31%) e vinho (18%) estão entre as iguarias desejadas na época, além dos chocolates.
E mesmo que os ovos de Páscoa e chocolates estejam na lista de desejos durante a celebração, a economia também está entre os fatores mais observados pelos brasileiros na hora de ir às compras. Isso porque 60% vem o preço como prioritário para a decisão de compra enquanto 37% querem consumir a marca de chocolate da qual gostam.
“Além dos almoços e chocolates, a data também inspira reflexão, um momento de agradecimento e de estar junto a quem se ama. Percebemos que a Páscoa reforça ainda mais o momento familiar e a tradição da reunião em torno da família, os próprios alimentos típicos da data e o sentimento de gratidão”, conclui Ligia.
Redação SuperHiper