Rede Pague Menos inaugura Central de Panificação em Nova Odessa (SP)
A ...
A sustentabilidade é um dos pilares do setor da indústria alimentícia. Pensando nisso, no Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de Junho, o diretor comercial da Selmi, Marcelo Guimarães, destaca as práticas realizadas pela empresa visando encontrar soluções constantes de logística reversa, gestão energética e redução de resíduos. “O Grupo Selmi possui uma política ambiental e o compromisso com a sustentabilidade. Assim, por meio de práticas e ações específicas, temos conseguido minimizar os impactos ambientais e promover relações harmoniosas com as comunidades onde atuamos”, diz Guimarães.
O Grupo Selmi promove a Semana de Qualidade e Meio Ambiente, uma iniciativa dinâmica e desafiadora que conscientiza os colaboradores sobre a importância de garantir a segurança dos alimentos e preservar o meio ambiente no cotidiano da empresa. Essas ações promovem conscientização e integração dos colaboradores em relação à sustentabilidade.
A empresa destaca a importância da logística reversa para o adequado descarte e reciclagem de embalagens pós-consumo, por meio de parceria com o Programa Dê a Mão Para o Futuro, da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, ABIPLA e ABIMAPI. O programa também tem parceria de sucesso com catadores e catadoras de materiais recicláveis e transforma vidas ao aumentar a renda desses trabalhadores. Está presente nos 27 estados brasileiros e registrou 163.845 toneladas de massa de embalagens recuperadas e encaminhadas para reciclagem em 2022.
Investimentos em tecnologias modernas, como ecotelhados compostos por domus de iluminação e iluminação LED, nas unidades fabris são importantes medidas para aumentar a eficiência energética e reduzir as emissões de poluentes na atmosfera. A empresa registrou uma redução anual de mais de 8 mil toneladas de CO2 emitido.
Utilização de tecnologias avançadas de tratamento de efluentes industriais, visando a redução de impactos ambientais e preservação de recursos naturais. Os sistemas de tratamento implementados nas unidades fabris da empresa permitiram a remoção de 97,80% da carga poluidora.
Outras ações implementadas na Selmi são a assinatura de documentos de maneira digital e digitalização dos processos, reduzindo o consumo de papel e recursos naturais, além da substituição de copos descartáveis por copos ecológicos nas áreas administrativas, informando aos colaboradores sobre a importância das práticas sustentáveis.
Redação SuperHiper