Notícias mercado

Compartilhe nas redes sociais:

Amazon domina e-commerce dos EUA, mas Walmart promete briga

Gigantes varejistas aumentam participação no varejo online americano, diminuindo oportunidades para concorrentes menores

 

Por Renato Müller

 

Um relatório divulgado semana passada pela PYMTS mostra que o varejo online americano vem sendo dominado pela Amazon, mas o Walmart está disposto a entrar nessa disputa. Segundo o levantamento, desenvolvido a partir de dados divulgados pelas maiores varejistas americanas em seus balanços, o Walmart continua investindo bastante em seus recursos digitais e na integração omnichannel para ganhar espaço.

 

Ao mesmo tempo, a Amazon só vem ganhando share nas vendas online: nos últimos 12 meses, a empresa passou de 43,7% para 47,9% de participação no faturamento online americano. Na mesma base de comparação, o Walmart subiu de 5,7% para 6,7%. As duas empresas estão capturando a maior parte dos dólares movimentados pelo varejo digital nos Estados Unidos, um mercado estimado hoje em mais de US$ 1 trilhão.

 

Para o Walmart tornar essa disputa um pouco menos desequilibrada, sua fortaleza são as lojas físicas. A empresa teve nos últimos 12 meses um crescimento de dois dígitos nas vendas via delivery e no “clique e retire”, em que os clientes pedem online e retiram na loja. No que se refere especificamente aos supermercados, o Walmart já tem uma participação de 19% na venda online de alimentos e pretende expandir essa participação pela venda de bebidas alcoólicas.

 

Outra fonte de crescimento e retenção de consumidores são os programas de fidelidade premium. Segundo a PYMTS, 61% dos americanos são membros do Amazon Prime, 26% estão cadastrados no Walmart+ e 35% não estão em nenhum dos dois sistemas – o que aponta para a possibilidade de ganho de escala de ambos os programas.

 

Redação SuperHiper 

Outras Notícias