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Com as novas maneiras de consumo e um cotidiano cada vez mais tecnológico, é necessário evoluir as formas de venda. Dessa forma, surge o Retail Media, um novo formato de marketing que chega para suprir essa demanda. O recurso busca atingir o consumidor no melhor momento possível em espaços digitais ou físicos do varejo, para assim influenciar na tomada de decisão e converter mais uma compra.
Um estudo feito pela Boston Consulting Group (BCG), em parceira com o Google, mostra que essa estratégia está trazendo uma nova tendência para o varejo e deve apresentar um crescimento de 22% ao ano para o setor. Além disso, a pesquisa estima que o Retail Media irá gerar um lucro de US$ 75 bilhões até 2026, representando um quarto dos gastos totais em mídia digital.
O Retail Media possibilita que os ambientes do varejo sejam espaços para as marcas veicularem seus anúncios com foco no que o cliente está buscando. Essa tendência traz uma diferença em relação aos Ads convencionais, pois quem fornece os dados para segmentar as ofertas é o próprio varejista, e não ferramentas terceirizadas, como o Google Ads.
Assim, as informações disponibilizadas para o Retail Media são de consumidores já cadastrados na plataforma do varejo, não correndo o risco de infração à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), partindo do pressuposto que o usuário consentiu o uso de suas informações.
Outra questão resolvida com a utilização desse recurso é o uso de cookies, já que as marcas se baseiam em dados fornecidos pelo varejista, os cookies não são mais necessários.
Para que o anúncio seja feito na plataforma varejista, a empresa interessada paga uma determinada quantia. Então, utiliza-se o banco de dados próprio do fornecedor para atingir o público-alvo específico, aumentando as chances de os produtos anunciados estarem alinhados com o usuário da página e, dessa forma, convertendo uma venda.
Um exemplo de sucesso do uso dessa tendência é do Grupo Carrefour, que em 2021 lançou o “Carrefour Links”, uma plataforma de anúncios digitais. O grupo oferece uma base de dados de ponta para os anunciantes, fornecendo ferramenta de ativação mais estratégica e análise de performance, bem como outros recursos para impulsionar a tomada de decisão do cliente, de acordo com a sua necessidade.
No Brasil, o Retail Media ainda está em fase inicial, mas há um grande potencial de crescimento e investimento para a nova tendência de mercado.
Redação SuperHiper