Rede Pague Menos inaugura Central de Panificação em Nova Odessa (SP)
A ...
Estima-se que exista pelo menos 2.200 tipos de queijo no mundo, incluindo franceses, ingleses, holandeses, italianos e brasileiros. Um dado oficial, seria impossível. Há registros da produção e consumo do queijo colocam-no como um dos alimentos mais antigos produzidos pela humanidade, com indícios que datam da Revolução do Neolítico (cerca de mais ou menos 10.000 a.C.). Apenas, o que se sabe que o Dia do Queijo é comemorado no dia 20 de janeiro.
Cremoso, derretido, duro, de vaca, ovelha, cabra, no pão, na torrada ou puro… o queijo faz parte da mesa do brasileiro e agradam diversos paladares em diferentes momentos. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq), o consumo médio per capita de queijos no Brasil é de cerca de 5,6 kg/ano. E uma outra pesquisa aponta que os brasileiros estão fazendo render mais o queijo comprado, aumentando 6% as ocasiões de consumo.
Com o objetivo de avaliar a categoria de queijos no carrinho do shopper, no período de janeiro a dezembro 2023 no Brasil, no pequeno varejo, Super/hipermercado e atacarejo, a Horus, empresa de inteligência de mercados, destacou os seguintes insights:
“O queijo é uma excelente fonte de nutrientes essenciais que desempenham um papel vital na nossa saúde, rico em proteínas, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B. O queijo oferece benefícios significativos quando incorporado de forma equilibrada em uma dieta, pois seus nutrientes são essenciais para a saúde dos ossos, músculos e sistema nervoso, contribuindo também para a manutenção de um sistema imunológico robusto. Além disso, alguns queijos, especialmente os produzidos a partir do leite A2, podem ser ainda mais benéficos, já que o leite A2 possui a mesma proteína encontrada no leite materno, que pode ser mais facilmente digerida por algumas pessoas em comparação com a variedade convencional. Para aqueles que possuem desconfortos digestivos é muito benéfico”, explica o nutricionista Dereck Oak.