Fraude à execução fiscal requer intimação prévia do terceiro adquirente, diz STJ
Mesmo em casos tributários, o reconhecimento da fraude à execução quando o devedor aliena ativos que poderiam ser usados para o pagamento...
A habilitação de quatro plantas frigoríficas, uma em Minas Gerais, para exportação de carne de frango para a Malásia foi avaliada como promissora para a cadeia produtiva. Além da oportunidade de atender à crescente demanda do mercado asiático, a habilitação é um novo passo para que as empresas mineiras e brasileiras consigam expandir a atuação no mercado internacional. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as vendas para a Malásia deverão totalizar US$ 35 milhões ao ano. Os nomes das indústrias, por questões estratégicas, são mantidos em sigilo.
Segundo o superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Ricardo Albanez, a habilitação de novas plantas frigoríficas para exportação é importante para mostrar o potencial produtivo do Estado e para diversificar o mercado de atuação.
"O mercado da Malásia é interessante e importante para a abertura de novas oportunidades. A Ásia, como um todo, tem potencial enorme se olharmos somente as oportunidades de China, onde tem a maior densidade populacional. Sem dúvida é uma nova porta para negociação", disse.
Ainda de acordo com Albanez, Minas Gerais tem grande potencial para atender a demanda mundial crescente pela carne de frango e manter o abastecimento interno. A oportunidade também é importante para diversificar o mercado de atuação e reduzir os riscos de se concentrar as exportações do agronegócio em poucos produtos e parceiros comerciais.
"Minas Gerais possui o quinto maior plantel de frango de corte do País, então tem condições de ampliar os mercados de atuação. Em 2014, o Estado foi responsável por 6,7% do volume de abates de frango no Brasil, com 107,7 milhões de cabeças. Nossa avicultura é muito técnica e está dentro dos padrões internacionais, por isso, temos condições de alcançar uma maior parcela no mercado externo sem prejudicar o abastecimento interno", afirmou.
Os dados da Seapa mostram que os principais compradores da carne de frango produzida em Minas Gerais são os países do Oriente Médio que adquirem 65% do volume exportado. Em destaque estão a Arábia Saudita que responde por 41% dos embarques, seguido pelos Emirados Árabes, 14%, Kuwait, 4,9%, e Catar 4,6%. Cerca de 3,5% da produção são destinadas ao Japão e 31,9% a outros 50 países.
Expectativa - Segundo o Mapa, a expectativa, com a habilitação por parte da Malásia, é que o Brasil exporte 15 mil toneladas de carne de frango ao ano, o que representa 31% do total de 48 mil toneladas importadas pelo país asiático. As vendas incrementarão a balança comercial brasileira em US$ 35 milhões.
Até o momento, apenas um estabelecimento brasileiro estava autorizado a vender carne de frango para o país asiático. A habilitação das quatro novas plantas é resultado de uma missão da Malásia ao Brasil, em março de 2014.
A intenção do Mapa é manter as negociações para que sejam concedidas novas habilitações para outras plantas frigoríficas, que estão se adequando às rígidas normas de abate halal, forma como os animais devem ser abatidos para consumo dos muçulmanos, exigidas pelas autoridades sanitárias da Malásia.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG