Notícias mercado

Compartilhe nas redes sociais:

Disponível gravação e materiais do evento sobre monitoramento da regulação de alimentos no Brasil

A Anvisa disponibilizou a gravação e os materiais do evento sobre "Evidências para o monitoramento da regulação de alimentos no Brasil: contribuições para a implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição", realizado pela Agência, Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O objetivo do evento foi discutir os avanços e as evidências relacionadas ao monitoramento da regulação de alimentos no Brasil como estratégia de apoio à implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), com destaque para: 

  • Apresentação do projeto “Monitoramento da rotulagem de alimentos no Brasil: organização de base de dados, análise de informações estratégicas e elaboração de um sistema nacional de monitoramento”.

  • Apresentação da caracterização dos rótulos de alimentos e bebidas segundo a classificação NOVA (que divide os alimentos em quatro categorias, de acordo com o nível de processamento industrial ao qual foram submetidos: alimentos in natura ou minimamente processados, ingredientes culinários processados, alimentos processados e alimentos ultraprocessados).

  • Apresentação dos resultados de estudos sobre a restrição do uso de gorduras trans industriais em alimentos para apoiar a Avaliação de Resultado Regulatório (ARR) da Anvisa sobre o tema.

Materiais disponíveis

Como encaminhamento, a Anvisa disponibiliza os seguintes materiais do diálogo setorial:

Ana Paula Bortoletto

Camila Borges

Eduardo Nilson

Kelly Alves

Marcone Oliveira

Patrícia Castilho

Rodrigo Vargas

Consulta dirigida sobre avaliação do resultado regulatório da restrição de gorduras trans em alimentos

Na ocasião, a Anvisa informou sobre a abertura de uma consulta dirigida sobre o Plano de Avaliação de Resultado Regulatório das medidas que restringem o uso de gorduras trans industriais em alimentos. 

O objetivo da consulta dirigida é coletar contribuições técnicas de pesquisadores, órgãos públicos, laboratórios e representantes do setor produtivo para aprimorar o planejamento da avaliação. A consulta faz parte da fase preparatória do processo de ARR e busca garantir que as questões avaliativas, indicadores e fontes de dados sejam adequados para medir os efeitos da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 632/2022, norma que restringiu o uso de gorduras trans industriais em alimentos no país.

Como participar?

As contribuições devem ser enviadas exclusivamente pelo formulário eletrônico.

A Anvisa recomenda a leitura da minuta do Plano de ARR, que detalha o contexto, os objetivos e a metodologia propostos para o estudo.

O prazo para envio das contribuições já está aberto e vai até 19 de dezembro deste ano.

As contribuições recebidas serão analisadas pela Anvisa e poderão subsidiar a versão final do Plano de ARR, que será divulgada no portal da Agência.

Fonte: ANVISA – 27/11/2025

Outras Notícias