Notícias mercado

Compartilhe nas redes sociais:

Vendas durante a semana do Natal vão cair 5%, diz Serasa

As vendas reais do comércio varejista brasileiro devem recuar mais de 5 por cento na semana do Natal ante o mesmo período do ano passado, no segundo ano consecutivo de redução das vendas, segundo a Serasa Experian, devido à crise econômica.

No ano passado, as vendas no Natal caíram 1,7% na comparação anual, no primeiro recuo registrado na semana natalina pela Serasa Experian, que começou a levantar os dados em 2003.

"Aumento do desemprego e da inflação, crédito mais caro e mais difícil, queda da renda, é uma combinação que não perdoa o varejo", disse Luiz Rabi, economista-chefe da Serasa Experian.

Segundo o economista, a tendência de baixa já foi percebida no Dia das Crianças, quando houve redução de 5 por cento ano contra ano. A tendência de recuo continuou em novembro.

"A Black Friday antecipou algumas vendas de Natal, mas, mesmo assim, não foi suficiente para reverter a tendência de queda no mês", disse o economista. Em novembro, as vendas do comércio varejista recuaram 7,7 por cento sobre o mesmo mês do ano passado. Em outubro, a baixa foi de 7,9 por cento.

A Serasa Experian vê a possibilidade de retomada do comércio varejista somente a partir de julho do ano que vem. Para Rabi, se o cenário político melhorar, é possível que haja alguma recuperação no segundo semestre.

 



Veículo: Jornal DCI

Outras Notícias