Notícias mercado

Compartilhe nas redes sociais:

Agrotóxicos são encontrados em propriedade credenciada como orgânica

Produtos foram apreendidos durante fiscalização em Santana do Livramento


Em uma propriedade credenciada como orgânica em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, fiscais estaduais agropecuários encontraram nesta semana agrotóxicos legais e também contrabandeados – de origem chinesa e uruguaia. O produtor de hortaliças é credenciado no Ministério da Agricultura como agroecológico vinculado a organismo de controle social – modalidade de regulação participativa na produção de orgânicos.

Os produtos químicos foram apreendidos durante fiscalização do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica da Secretaria da Agricultura, que vistoria propriedades vizinhas aos sistemas de produção orgânicos a fim de evitar que o uso de agrotóxicos se dissemine.

– Se for comprovada, a fraude é tão grave quanto a do leite, ou até pior, pois a venda de orgânicos é estabelecida numa relação de confiança entre o produtor e o consumidor – avalia Rafael Friedrich de Lima, chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários do Estado.

Até o fim do ano, a meta é fiscalizar 150 propriedades no entorno de produção de orgânicos, em diversas regiões do Estado.

– Não queremos condenar a cadeia de orgânicos, muito pelo contrário. A ideia é dar segurança aos consumidores e valorizar os produtores que obedecem as normas – explica Lima.

 

Veículo: Zero Hora

Outras Notícias