Audiência na Câmara discute mudanças no cálculo do Imposto de Renda
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma p...
O mercado de supermercados no Reino Unido passou por transformações significativas e desafiadoras nos últimos anos, e as lições extraídas desse processo são extremamente relevantes para o mercado brasileiro.
As estratégias de digitalização, personalização da experiência de compra e adaptação às novas demandas do consumidor, que incluem a sustentabilidade, são fatores-chave para garantir a competitividade no mercado atual. E isso não se restringe à experiência de lá, mas serve para o varejo alimentar brasileiro. Essa é a síntese do painel apresentado por Mike Coupe, que ocupou o cargo de CEO da Sainsbury´s, de 2014 a 2020.
Isso também requer um olhar atento em relação aos formatos do varejo alimentar. Saem de cena grandes lojas e ganham protagonismo espaços menores com foco em proximidade e conveniência, além das vendas pelos canais digitais.
E, nesse contexto, a inteligência orientada por dados, com base em programas de fidelidade, é uma aliada fundamental para qualquer varejista se adaptar e conhecer, a fundo, o que seu consumidor deseja e como fidelizá-lo, seja no ambiente físico ou digital.
Portanto, compreender essas transformações no comportamento dos consumidores, investir em tecnologia e priorizar a sustentabilidade são passos essenciais para o sucesso no futuro do varejo alimentar no Brasil.
As empresas brasileiras devem estar preparadas para adotar essas mudanças e, acima de tudo, ser ágeis e inovadoras para se manterem competitivas em um cenário de constante transformação.
Coupe também falou sobre a importância da liderança no varejo. Segundo ele, é uma experiência solitária, especialmente quando se trata de tomar decisões difíceis, sem respostas claras, o que significa que o risco de erro é alto. Isso exige que o líder seja capaz de lidar com a ambiguidade e tome decisões difíceis, mesmo quando não há garantias de sucesso.
Na avaliação dele, a coragem para tomar decisões difíceis é uma característica essencial de qualquer líder. “Em muitas situações, os líderes hesitam em tomar decisões impopulares, mas é justamente essa capacidade de tomar decisões decisivas que define um bom líder. O maior desafio da liderança, muitas vezes, está na relutância em agir, mas é essa coragem que permite ao líder se destacar, especialmente em tempos de incerteza.”
Para Coupe, nos últimos anos, aprendemos que o mundo é imprevisível, e as decisões precisam ser tomadas rapidamente, mesmo sem as garantias de sucesso. “A verdadeira liderança reside na capacidade de lidar com essa incerteza e tomar decisões que, no final, conduzam a organização para o sucesso.”
O executivo foi o destaque internacional da programação do Smart Market ABRAS 2025, por meio de uma palestra on-line ao vivo.
Realizado em São Paulo, nos dias 14 e 15 de abril, no Transamérica Expo Center em São Paulo, o Smart Market ABRAS 2025 é o maior encontro da comunidade de alta performance do setor supermercadista. O evento marca também a divulgação do Ranking ABRAS 2025, que faz uma radiografia das empresas do varejo alimentar, destacando quais são as dez maiores companhias do setor a cada edição.
Fique por dentro de todos os destaques do Smart Market ABRAS 2025 acompanhando os canais de comunicação de SuperHiper. E a cobertura completa do evento na edição de maio da revista.
Fonte: Redação SuperHiper