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O Grupo Carrefour Brasil sediou a abertura nacional da 20ª Semana do Pescado, nesta quinta-feira (31), no hipermercado Carrefour do Jardim Pamplona Shopping, empreendimento administrado por Carrefour Property, que atua na gestão e desenvolvimento do portfólio imobiliário da companhia. O evento contou com a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA), Eduardo Lobo e dos executivos do Grupo Carrefour Brasil, Delcio Sandi, Diretor de Relações Governamentais e Maria Alicia Lima.
A empresa é reconhecida por fortalecer o pescado fresco com ampla variedade, qualidade e frescor, pois o setor da peixaria conta com um atendimento personalizado focado no que o cliente quer e precisa, oferecendo assim opções de pescado com cortes especiais. Atualmente as peixarias frescas da rede dispõem de 20 a 45 sortimentos, de acordo com o porte de cada loja; além de aproximadamente 34 itens na marca própria com certificações de boas práticas de pesca e com o selo Sabor e Qualidade, e mais de 60 itens na marca nacional, fresca e congelada, produzidos de forma ambientalmente correta e socialmente justa, garantindo sabor, autenticidade e segurança.
Conscientes da crescente demanda global por peixes de certas espécies, como tilápia, salmão e bacalhau, o grupo busca incentivar a produção e o consumo responsável de produtos oriundos da pesca e do cultivo, promovendo manejo responsável, a diversificação do sortimento e proteção da biodiversidade; garantindo assim a capacidade de oferecer esses produtos aos clientes em longo prazo.
Nesse sentido, o Grupo estabeleceu a meta de que até 2025, 50% das compras de peixes de suas marcas próprias e marcas nacionais sejam provenientes de captura e sistemas de criação que garantam o bem-estar animal e minimizem impactos ambientais, além de valorizar a comunidade local e condições de trabalho justas e dignas. Essa meta engloba peixes frescos, congelados, em conserva, secos e salgados.
Além do evento, o Grupo já impulsiona a pesca sustentável e apoia pequenos produtores por meio da Fundação Carrefour e participou do financiamento do Projeto Encurtando Elos do Instituto Internacional de Educação do Brasil, tendo como objetivo a capacitação de quatro comunidades envolvendo 100 pescadores para alcançar a inclusão social e produtiva e promover sua conexão com o mercado de forma transparente, justa e consciente.
A companhia conta, ainda, com uma assessoria técnica na sustentabilidade da cadeia do pescado para buscar oportunidades que atendam ao compromisso e facilitem a compreensão da cadeia de suprimentos de pescado, seja para fornecedores, colaboradores ou clientes.
A Semana do Pescado contribuiu para o aumento do consumo do produto no país. Evento criado em 2004 pelo Ministério da Pesca, auxiliou o aumento do consumo de 6,5 kg por habitante para 10 kg por habitante/ano. O objetivo do evento é tornar o consumo de pescado uma prática cotidiana do brasileiro.
Segundo Altemir Gregolin, presidente do International Fish Congress & Fish Expo Brasil e membro da coordenação nacional do evento, dois fatores contribuíram para este aumento. O primeiro diz respeito ao fato de a iniciativa ter se perpetuado por 20 anos. “Isso mostra a importância que o evento tem para o setor e para o aumento do consumo “. O ex-ministro informou que a meta é aumentar em 30% o consumo em relação às semanas normais, com o evento sendo realizado em todos os estados brasileiros. “Descentralizar mais, chegar nos pequenos e médios municípios, dar capilaridade nacional à Semana do Pescado.”
A Semana do Pescado pretende também contribuir no combate à fome no Brasil, onde mais de 21 milhões de pessoas sofrem com desnutrição e risco alimentar, de acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).
Redação SuperHiper