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Acaps e Procon renovam parceria contra a venda de produtos vencidos em supermercados

A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) e o Procon-ES renovaram nesta sexta-feira, dia 6, a parceria da campanha Fiscal Consumidor, que previne a comercialização de produtos fora do prazo de validade nos supermercados do Espírito Santo. A assinatura do termo de cooperação, válido por mais 12 meses, aconteceu na sede da Acaps, pela manhã, com presença da diretoria da entidade, e da diretora-presidente do Procon-ES, Lana Lages.

A campanha prevê que o cliente seja ressarcido com outra unidade do mesmo item, de forma imediata e gratuita, caso encontre algum produto vencido em um dos supermercados aderentes. Para ser beneficiado, é preciso chamar o gerente da loja antes de efetuar o pagamento no caixa e apontar o problema.

Caso o estabelecimento não tenha outra unidade do mesmo produto, o cliente pode optar por receber um produto similar de mesmo valor ou com preço superior, sendo necessário complementar a diferença. Não é possível obter o benefício em dinheiro.

O presidente da Acaps, João Falqueto, explica que um dos objetivos da campanha é fazer com que os supermercadistas estejam ainda mais atentos aos produtos comercializados. “Nossa intenção é incentivar o cidadão a verificar os itens adquiridos antes do momento da compra e mobilizar os supermercadistas a oferecerem meios alternativos de solução de conflitos de consumo”, ressalta.

Segundo a diretora-presidente do Procon-ES, Lana Lages, com essa campanha ganham os consumidores, que se sentem valorizados por terem os seus direitos respeitados, e os supermercadistas, que conseguem fidelizar os seus clientes com a solução do problema e evitar demandas nos órgãos de defesa do consumidor.

“As ações do Procon-ES são pautadas na ética e na justiça e prezamos pela relação de consumo harmoniosa e saudável. A campanha traz um empoderamento para o consumidor que é o principal fiscal dos seus direitos”, disse Lana.

O superintendente da Acaps, Hélio Schneider, orienta que os supermercadistas aderentes à campanha a divulguem nos pontos de venda. “As lojas devem permanecer devidamente sinalizada com cartazes e outras peças de divulgação da Fiscal Consumidor para a identificação dos clientes”, explica. As artes de divulgação podem ser solicitadas diretamente à Acaps (acaps@acaps.org.br).

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