Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Parceria prepara corpo e mente de jovens para o mercado

Por Victor Alvarenga

Os programas de estágio e aprendizagem se destacam pela inserção do jovem no mercado de trabalho, tão concorrido e seletivo. Sabendo disso é que o Instituto Formar aposta, não só na formação técnica dos participantes, mas também no seu desenvolvimento socioemocional e comportamental. Como o projeto “Além do que se vê”, onde jovens e seus responsáveis participam de rodas de conversa, palestras além de contar orientação profissional.

A rede de supermercados Falqueto é um dos parceiros que acreditam nessa iniciativa. São oito jovens que, mesmo com a insegurança inicial, se dedicam bastante. “Demoram um tempo para compreender o seu papel na empresa, mas já temos casos de jovens que foram contratados e que desempenham muito bem suas tarefas e hoje fazem parte de nossa equipe de colaboradores”, lembra a empresária e proprietária, Filomena Falqueto.

Assim, tem sido primordial a presença de um agente de integração, como o Instituto Formar, na mediação entre a empresa ou o órgão e o jovem. A empresária aponta as vantagens dessa parceria. “Eles solucionam processos de seleção e contratação que demandam tempo e atenção”. Filomena também destaca a importância social de contar com esses jovens. “Essa parceria nos dá a oportunidade de ocupá-los, onde poderiam estar nas ruas. Precisamos fomentar políticas públicas que transformem vidas”.

Com a chegada da pandemia todo esse ciclo foi prejudicado. Estagiários, aprendizes, agentes de integração e parceiros precisaram se adequar ao novo momento. Com a rede de supermercados Falqueto não foi diferente, já que não pode contar com os adolescentes no local de trabalho. Filomena chama atenção para a importância de todos tomarem as devidas precauções nesse momento de retomada do comércio. “É preciso se cuidar. Não baixar a guarda e cobrar dos que ainda não cumprem o seu papel social. É só um exercício de higiene pessoal, que reflete em sua casa, na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, no seu estado, no seu país e no mundo”.

 

Outras Notícias