Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Artigo. Um bom plano é fundamental!

Momentos críticos, como o da pandemia da Covid-19, mostram o quanto a habilidade de se reinventar e de saber onde se quer chegar, seja em processos ou comportamentos, é necessária e primordial à toda sociedade. Mas como planejar o que fazer em momentos tão imprevisíveis?

A consultora do Sebrae, Eluana Windson, responsável pela orientação e facilitação dos trabalhos que originaram na estruturação do plano da Acaps, respondeu a esta pergunta e ressaltou a importância de um bom planejamento estratégico, implantado e em funcionamento, durante os cenários incertos. Confira abaixo a análise da consultora.

“PLANEJAR É PRECISO”

Eluana Windson

“Planejar é preciso”, Esta frase faz tanto sentido para mim que já não sei dizer se é minha ou se a tomei de alguém.

O planejamento possibilita maiores chances de acertos, precisamos planejar o nosso dia, semana, mês, ano, vida...mas, fundamentalmente planejar as ações estratégicas das nossas organizações e, com isto, mobilizar todos para o mesmo propósito, porque afinal de contas, “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve – Lewis Carrol – Alice no País das Maravilhas”.

Vivemos em um mundo dinâmico e cheio de incertezas, e um planejamento estratégico bem estruturado deve considerar estas premissas. Não temos como prever o futuro, mas certamente esta pandemia do Coronavírus (Covid-19) veio para nos ensinar que precisamos planejar, inovar, sairmos da nossa zona de conforto, para estarmos mais preparados para as mais variadas situações de crises que podem ocorrer: catástrofes ambientais, crises econômicas, políticas, guerras, outras pandemias. O planejamento estratégico não tem o poder de impedir que estes eventos ocorram, mas no mínimo permitirá que as organizações definam estratégias e planos para reduzir os impactos negativos.

O primeiro passo para um planejamento estratégico que seja capaz de agregar valor às organizações deve partir de uma análise abrangente de todo o ambiente no qual a organização está inserida, seu ambiente interno, externo, os riscos, as oportunidades, estabelecendo objetivos a serem alcançados e ações que minimizem os aspectos negativos e potencializem os aspectos positivos, contribuindo desta forma para o alcance dos objetivos e metas estabelecidos.

Um plano estratégico norteia, direciona, orienta as ações e as tomadas de decisão em uma organização para que seus objetivos sejam alcançados e deve ser um processo cíclico, onde se planeja, executa, analisa, aprende e melhora, e assim a organização alcança maiores patamares de competitividade se tornando sustentável.

Eluana Windson é especialista com MBA em Sistemas de Gestão Integrados, Graduada em Administração com Habilitação em Análise de Sistemas, consultora, palestrante e instrutora de treinamentos, sócia na empresa Primazia Soluções Integradas e credenciada ao Sebrae-ES.

Outras Notícias